Esta imagem testemunha a primeira vez em que 3 navios da classe Belorussiya estiveram em simultâneo na Madeira. No fim do ano de 1984, num 31 de Dezembro soviético na baía do Funchal, atracaram ao molhe da pontinha os navios Belorussiya, Kazakhstan e Leonid Brezhnev (da esquerda para a direita, na foto). 5 anos depois outro grupo de 3 navios desta classe esteve junto no Funchal: o Kareliya atracou no terminal norte e ao largo ficaram os navios Kazakhstan e Azerbaydzhan. O Gruziya, mais tarde denominado de Van Gogh era o menos assíduo e poucas vezes esteve com os seus irmãos. Mas curiosamente, chegou a estar com o Azerbaydzhan em Janeiro de 1987, atracados entre a cabeça do molhe e a inflexão da pontinha. (se juntarmos a foto acima , da inflexão até ao ilhéu, numa montagem temos a frota dos 5 no molhe!!). segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Recordando o passado: 3 navios gémeos da classe Belorussiya
Esta imagem testemunha a primeira vez em que 3 navios da classe Belorussiya estiveram em simultâneo na Madeira. No fim do ano de 1984, num 31 de Dezembro soviético na baía do Funchal, atracaram ao molhe da pontinha os navios Belorussiya, Kazakhstan e Leonid Brezhnev (da esquerda para a direita, na foto). 5 anos depois outro grupo de 3 navios desta classe esteve junto no Funchal: o Kareliya atracou no terminal norte e ao largo ficaram os navios Kazakhstan e Azerbaydzhan. O Gruziya, mais tarde denominado de Van Gogh era o menos assíduo e poucas vezes esteve com os seus irmãos. Mas curiosamente, chegou a estar com o Azerbaydzhan em Janeiro de 1987, atracados entre a cabeça do molhe e a inflexão da pontinha. (se juntarmos a foto acima , da inflexão até ao ilhéu, numa montagem temos a frota dos 5 no molhe!!).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Três navios gémeos!!! Esta imagem nunca mais se repetirá, quanto muito 2 gémeos de grande porte no Porto do Funchal por exemplo da Holland America Line.
Quanto aos 3 gémeos soviéticos, actualmente já não constroem 5 ou menos navios desta classe de navios de pequeno/médio porte.
O mesmo com a classe Ivan Franko.
Agora, só navios de grande porte!
Gostei das 2 imagens autênticos instantâneos.
Cumprimentos.
Paulo Farinha
Sem dúvida duas grandes fotos de um passado que nunca mais volta, a ver a frota de cruzeiros russa junta num único porto. Até parece o porto base deste navios, eram bonitos navios e de sempre lembrados. Parabéns pelas bonitas fotos em grandes momentos do porto do Funchal.
Saudações maritimas,
Sergio Ferreira
Obrigado Sérgio,
é verdade, são fotografias de navios que marcaram uma época, a dos anos 70 e 80. Navios que faziam muitas escalas no Funchal, numa altura em que comecei a fotografar os navios! Cá estamos para testemunhar e deixar para o futuro esses momentos do nosso porto! Saudações marítimas, Filipe
Obrigado Paulo Farinha pelo comentário,
na verdade tantos navios juntos atracados em simultâneo... será difícil... mas quem sabe num futuro com uma área de cais acostável maior... acredito que venha a acontecer! Também em passados dificeis a Madeira acabou por conquistar o molhe da pontinha e talvez, na época, poucos acreditavam!!! Saudações,
Filipe
Estas fotos trazem memórias de infância, quando das janelas da sala de aulas dos Salesianos víamos estes navios atracados.
Mais fotos destas, por favor...
Cumprimentos
Que sonho.......
Logo os 3 navios gémeos atracados
Posso amaginar o vosso entusiasmo
Que sorte!
Também peço o mesmo: + fotos destas
Enviar um comentário