terça-feira, 13 de maio de 2008

Ventura em estreia no Funchal

O navio de cruzeiros Ventura, da P&O Cruises, fez escala pela primeira vez na Madeira, em viagem da Corunha, Espanha, para a ilha de La Palma, nas Canárias. O Ventura foi construído nos estaleiros italianos Fincantieri sendo o mais recente paquete da classe Grand Princess, tendo entrado ao serviço em abril último. Com 113.650 toneladas de arqueação bruta e 289,6m metros de comprimento, o Ventura tem capacidade máxima para 3597 passageiros.

7 comentários:

Isabel Abreu disse...

Estimado Luis Filipe,
Encontrei, por acaso, o seu interessante blog, de extraordinária qualidade, na descrição e nas imagens. Parabéns, desde já será um dos meus "cantinhos" à visitar regularmente.

Bom trabalho,
Saudações marítimas,
Isabel

Luís Filipe Jardim disse...

Obrigado pelo seu gentil comentário. Fico satisfeito em saber de mais uma visita ao blog e que as senhoras estão também cada vez mais interessadas pelos navios. Muito bem. Obrigado
Saudações marítimas do
Luís Filipe

Anónimo disse...

Caro Luís Filipe,
muitos parabéns pelo excelente trabalho que o Clube de Entusiastas de Navios, e em particular a sua pessoa, desenvolvem em prol da promoção do Funchal e desta magnífica indústria que é o turismo de cruzeiros. Mesmo não sendo associado do vosso clube, nutro, tal como, acho eu, todos os funchalenses que têm uma varanda ou janela com vista para o porto, um enorme entusismo pela chegada, permanência e partida dos fascinantes e imponentes gigantes do mar que frequentemente nos dão a honra da sua visita. Nesse sentido, a simples existência do vosso clube é para mim um grande motivo de satisfação, acrescido do facto de saber que fazem um trabalho realmente sério e meritório e são um rosto digno e credível nas boas-vindas aos novos navios e não só.
Assim, tendo presente que a vossa associação, pela credibilidade, profissionalismo e paixão demonstradas na sua área de actuação, é uma entidade que já ganhou o respeito e atenção junto dos decisores políticos, apelava-lhe que sensibilizasse esses mesmos decisores para a necessidade de prolongamento do cais sul, dadas as novas exigências do mercado de cruzeiros. Não acho concebível iniciar as obras da nova gare sem ponderar a extensão de pelo menos mais 300m daquele cais. Tecnicamente é perfeitamente possível e os estudos hídricos da dinâmica das ribeiras que desaguam na baixa, demonstram que este prolongamento não poria em causa essa dinâmica. Penso que isso será inevitável a curto prazo, se quisermos realmente manter a competitividade do nosso destino como porto estratégico e bem dotado em temos de condições de atracagem.
Cumprimentos e continuação de excelente trabalho.
N. Sousa

Luís Filipe Jardim disse...

Obrigado pelas palavras que servem de incentivo a continuar esta missão de há cerca de duas décadas, cujos resultados começam agora a surgir. Sobre o prolongamento do cais sul, partilho da mesma opinião, sempre num projecto de desenvolvimento integrado e sem o porto perder, jamais, a sua vocação portuária.
Agradecimentos e saudações marítimas do Luís Filipe

x disse...

Concordo que a melhoria das condições portuárias constituiria uma mais-valia para a Região e contribuiria para a melhoria da nossa imagem perante os visitantes. No entanto, não deve o nosso porto ser uma condição para o sucesso da Madeira como escala de navios de cruzeiro. Relembro que a pequena vila de Villefranche não possui porto para cruzeiros e no entanto é provavelmente um dos locais mais visitados no Mediterrâneo assim como algumas ilhas das caraíbas.
Saudações marítimas
Paulo Freitas

Luís Filipe Jardim disse...

É verdade que assim acontece nas Caraíbas, no Mediterrâneo e noutras regiões do globo. Não querendo utilizar a expressão popular "com o mal dos outros posso eu bem", creio que devemos pensar a médio longo prazo e reflectirmos que a Madeira atrai mais navios de cruzeiro na época de inverno, quando o mar por vezes pode dificultar o desembarque, o que acontece raras vezes, é certo. Não sei se os tais portos das Caraíbas ou do Mediterrâneo se não questionam o prolongamento de alguns cais. Veja-se a ilha de St. Thomas que ampliou o seu espaço de atracação ou o Porto de MonteCarlo que dispõe recentemente de um novo cais para navios de cruzeiros. mas concordo que esta não é a primeira prioridade do Porto do Funchal. As primeiras estão entre a melhoria dos pavimentos, a sinalização horizontal e vertical para os passageiros e claro as gares marítimas de cruzeiros e para o tráfego doméstico (ferrys para Porto Santo e Continente). Saudações marítimas do Luís Filipe

Anónimo disse...

Thanks. Im Inspired again.