domingo, 18 de novembro de 2007

4 paquetes a 19 de Novembro


Mais uma segunda-feira de intenso movimento marítimo de paquetes de cruzeiro no Porto do Funchal. Às escalas semanais do Thomson Destiny e do Arion junta-se o MSC Musica, além do AIDAdiva que chegou no domingo. Mais uma oportunidade para madeirenses e turistas apreciarem o porto do Funchal repleto de movimento de navios e de passageiros.

2 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Caro LFJ,

Muito interessante e informativo este novo blogue. Parabéns pela iniciativa e muitas felicidades. Fiz uma referência ao teu blog em dois dos meus espaços mais ligados aos paquetes...

LMC

Luís Filipe Jardim disse...

Caro LMC,

obrigado pelos links nos blogues e pelo comentário de quem me habituei desde 1985 a ver as fotografias e os artigos onde aprendi muito do que hoje sei sobre os navios. Uma referência neste mundo marítimo. A net ajuda-nos a todos a estarmos mais próximos, através dos textos e das imagens. Ajuda-nos também a cumprir esta missão de divulgar o mar e os navios. Afinal, somos ou não um país com várias ilhas e com um passado marítimo? Quando comecei a interessar-me por estas coisas do mar (primeiro fotografando e depois escrevendo) sentia-me com um ser que tinha chegado a outro planeta (sem água)! Fui felizmente conhecendo mais entusiastas, no molhe da pontinha ou em Alcântara onde falamos pela primeira vez, em 1987. Fiquei então a conhecer a World Ship Society e claro a saber muito mais de navios. Perguntei a mim mesmo se não faria sentido fundarmos um clube idêntico. E assim foi em 1993, nasceu o Clube de Entusiastas de Navios http://ocen.no.sapo.pt . Hoje há felizmente mais gente interessada pelo mar e pelos navios. Nota-se. Basta ir ver os navios entrar e partir da pontinha ou do cais da cidade. Sinto-me por isso que a sociedade madeirense está mais integrada com o mar e com a vida portuária do que há algum tempo. O CEN, cada um dos seus entusiastas de navios, o Diário de Notícias e o Jornal da Madeira com as suas páginas diárias dedicadas ao movimento marítimo, são factores preponderantes para que a realidade seja esta. As nossas entidades estão também cada vez mais interessadas no mar, nos navios e nesta indústria do turismo que são os cruzeiros. Por isso, passado este tempo, fotografando os navios, escrevendo sobre a navegação marítima, divulgando o Funchal enquanto porto de turismo, ajudando o Clube de Entusiastas de Navios a ser cada vez mais uma referência no meio marítimo, e agora com este blogue, direi que valeu a pena em 1984 comecei a dedicar-me regularmente aos navios.