
O
Costa Mediterranea, da Costa, e o
Noordam, da Holland America Line, que hoje visitam a Madeira, são navios da mesma classe de paquetes apesar de alterações introduzidas desde o projecto inicial.

O primeiro navio deste grupo, e que dá o nome à classe, é o
Costa Atlantica, construído no ano 2000 nos estaleiros finlandeses Kvaerner Masa-Yards, actuais STX, que 3 anos depois entregaram à Costa o gémeo
Costa Mediterranea.

Nesse intervalo de tempo, os mesmos estaleiros finlandeses iniciaram a entrega de 4 navios gémeos para a Carnival Cruise Lines, cujo primeiro paquete foi o
Carnival Spirit. Navios com cerca de 85 mil toneladas de arqueação bruta e um comprimento de 292 metros.

Em 2002, os estaleiros italianos Fincantieri iniciam com o
Zuiderdam a entrega de um grupo de 4 gémeos com caracteristicas muito semelhantes, com cerca de 82.000 TAB e 290 metros de comprimento. Casco semelhante e supestruturas idênticas nomeadamente na orientação dos camarotes com varanda, mas com elevadores panorâmicos voltados para o mar. Os projectos seguintes da HAL baseariam-se também no anterior desenho, o mesmo acontecendo com os paquetes
Arcadia da P&O e
Queen Victoria e
Queen Elizabeth da Cunard.
3 comentários:
O Marco Polo não escalou a Madeira ontem?
Adiou a escala para domingo.
Enviar um comentário