segunda-feira, 25 de julho de 2011

Primeira escala Artania Quase um novo navio


O navio de cruzeiros Artania, da Phoenix Reisen, faz hoje a primeira visita à ilha da Madeira com o seu novo nome. Uma escala procedente de Tenerife e com destino ao Porto Santo, onde o paquete operado pela empersa alemã faz a sua primeira escala de sempre, amanhã, 26 de Julho. Com esta nova vida, o Artania ganhou e muito. Até parece um navio novo. As beneficiações efectuadas no paquete, que incluiram a adição de novos camarotes com varanda, dignificaram um navio que pouco aparenta ter já 27 anos.
Quando foi construído em 1984, nos estaleiros finlandeses Warsila, actuais STX Europe, o Royal Princess era um navio conceptualmente avançado para a época. Além de linhas modernas, estilo iate, todos os camarotes eram exteriores, o que acontecia pela primeira vez. Vejam-se navios construidos nos anos 80 que parecem muito mais velhos do que o actual Artania. A primeira visita à Madeira do Royal Princess foi a 22 de Abril de 1989, como documenta a fotografia, numa viagem das Caraíbas para a Europa, tendo coincidido a sua escala com a visita do Canberra, num encontro de dois navios do mesmo grupo, a P&O Princess Cruises. É bom recordar esses tempos e ver que ainda há navios que ficaram desses tempos e com dignidade, como é o caso do Artania, ex-Artemis, ex-Royal Princess, cujas alterações efectuadas não romperam com a linha original do navio, o que vai sendo raro com a ambição de mais e mais camarotes.
Muita vida ao Artania! Só recordar, infelizmente, que tantos paquetes portugueses com menos de 20 anos acabaram na sucata, como o saudoso Santa Maria. Um navio de sucesso que será sempre recordado, também, por ter sido baptizado pela princesa Diana, a madrinha original do Royal Princess.

Sem comentários: