
Um regresso há muito esperado, o do paquete português
Funchal. Completa em Novembro do próximo ano, meio século desde que foi entregue à Insulana após encomenda para fazer a carreira das ilhas. Ligações marítimas que efectuou até ao início dos anos setenta, quando o tráfego de passageiros do continente para Madeira e Açores fazia-se cada vez mais por via aérea.

Voltou sempre à cidade que lhe deu o nome com quase todas as cores e fases por que tem passado. Com as cores originais da Insulana ou depois ao serviço da CTM, com muitos fretamentos à Abreu, ou já em 1985 comprado pela Great Warwick, do Panamá, empresa criada pelo armador grego George Potamianos, ainda com a chaminé azul e faixa amarela e depois com as cores inversas.

Com o logo da Classic International Cruises, e com o prolongamento do tombadilho da piscina e agora sem os frades e paus de carga fez muito poucas escalas. Quem sabe após a remodelação do fim deste ano e já com as mais recentes regras da Solas (safety our lifes at sea), o
Funchal volte mais vezes a esta terra que tão bem conhece, e orgulhosamente embandeirado em Portugal graças ao registo internacional de navios da Madeira. Fotografias obtidas esta manhã à entrada no porto do Funchal, atracando por bombordo no molhe da pontinha, no extremo leste da gare marítima.

Sem comentários:
Enviar um comentário