
Os navios de passageiros e a actividade marítima continuam a atrair a atenção dos madeirenses e em particular dos funchalenses que vivem bem de perto o porto da sua cidade. com mais ou menos entusiasmo. Ainda bem que assim é. Não é de hoje. As fotografias, os textos, os cartazes publicitários, etc, disso são testemunho. A história do porto do Funchal é testemunhada por várias gerações de entusiastas de navios ou não. De pessoas que se interessam pela sua ilha, pela sua cidade portuária. E como compreendo isso. Ao meu gosto de infância pelos navios juntei em 1984 o interesse pela fotografia tendo já milhares de registos fotográficos. À fotografia juntei o gosto pela escrita colaborando com a Revista de Marinha desde 1988 e no Diário de Notícias do Funchal, em 1991 e anos seguintes. Nesta "actividade marítima" conheci centenas de pessoas com o mesmo interesse pelos navios. Uns profissionais outros simples entusiastas e com quem aprendi muito.
Este post surge numa altura em que muito se discutiu sobre a possibilidade ou não de atracação do navio Oriana no porto do Funchal. Verifiquei no meu blogue que este tema e o do ferry da Armas foram os que mais comentários suscitaram. As entidades públicas e privadas devem entender esta troca de ideias como positiva.
Significa que os madeirenses querem mais para a sua região, para o seu porto, querem mais para a sua cidade portuária. Interessam-se. Não estão alheios. Esse é um valor que a sociedade não deve perder. Interessar-se. Como madeirense, como entusiasta de navios fico satisfeito com o interesse da sociedade pelos navios e em particular pelos cruzeiros e pelos ferries. Afinal, a industria de cruzeiros representa hoje mais de 400 mil turistas entrados por ano na Madeira. Passageiros que podem voltar caso fiquem com uma boa imagem da ilha. E afinal com o ferry estamos também mais desenvolvidos e com essa auto-estrada marítima ficamos mais ligados ao resto do mundo. Que positivo o interesse das pessoas pelos navios. Afinal, foi através deles que em exclusivo até 1964, data da inauguração do aeroporto da Madeira, ligamo-nos ao mundo. Os navios dizem muito aos madeirenses. O molhe da pontinha foi uma conquista deste povo ao mar... uma espécie de prolongamento da ilha... É natural que gostem de falar destes assuntos do mar, dos navios, da actividade marítima... É natural que se interessem por estes assuntos... AINDA BEM QUE ASSIM É!!! Fotos: Oriana e MSC Fantasia e Costa Marina de Nuno Jesus
8 comentários:
Muy buena imagen y oportuna del C. Marina hecha por Nuno Jesús. Felicitaciones!. Saludos
hello,
I'm very happy to discover the Madeira cruise port with your blog!! I think that this port a a great opportunity, and it was a pity that nobody did that before...
I wish you a great end of year
Mathieu B.
Ships Cherbourg
Obrigado pela sua dedicação ao mar e aos navios, e em particular ao nosso porto, a nossa pontinha. Continue a brindar os madeirenses com as suas opiniões aqui neste blog, que sei que é bastante frequentado, e a dinamizar o Clube Entusiastas.
Continuação de um bom trabalho e, já agora, votos de um Bom Natal e Ano Novo com muitas escalas e peripécias também (porque não?) no nosso porto mãe..
É natural que quando os navios nos entram pela casa dentro todos os dias, ninguém seja indiferente a estas criaturas e à navegação. Foi assim comigo, tanto no Funchal como no Tejo.
Só é de lamentar que a partir de 1975 se tenha deixado morrer a linha regular com o Continente, entretanto retomada por iniciativa estrangeira recentemente. E não se percebem as resistências ao serviço entretanto tão bem aceite, o qual já podia ter duas ligações semanais.
Nos últimos anos após as trapalhadas do 11 de Setembro de 2001 e as normas securitárias então impostas pelos americanos e a IMO, ir à Madeira e fotografar os navios na Pontinha à vontade era um dos últimos exemplos de um verdadeiro Cais da Liberdade existentes no mundo. Acabou, e desde então o meu estímulo para ir ao Funchal fotografar navios e voltar para casa diminuiu muito.
Entretanto os navios vão sendo mais e cada vez maiores e o espaço para atracação não estica, nem é fácil o seu aumento. É este um dos grandes desafios dos cruzeiros na Madeira.
LMC
BLOG DOS NAVIOS E DO MAR
Aida Luna cancela a escala!
Enfim!
Gostei em especial, do comentário de LMC, sobre as ligações entre a Madeira e a Europa (Continente) e sobre o diminuto porto do Funchal.
O aumento do Cais Norte até ao Cais da Cidade na minha opinião é possível e não é economicamente oneroso. Haja vontade política, mais nada.
Qual o político madeirense que vai aceitar o desafio? está para nascer?
Recordo o Dr Fernão de Ornelas que contra tudo e todos conseguiu abrir a Rua com a toponímia homenageando este Afoito Presidente da Câmara.
Bom Natal para vós.
Obrigado pelos vossos comentários. Creio que o porto precisa de ser repensado quer ao nivel de mais cais acostável quer também de outras áreas como as condições para os ferries. Ambas as questões são importantes e também o próprio terminal de cruzeiros. Já imaginaram um aeroporto, mesmo que pequeno, sem um terminal? O cais acostável cresceu também de acordo com a procura e acredito que venha a crescer e a ter mais espaço acostável. Mas são duas questões diferentes ainda que venham a servir o mesmp objectivo de melhorar a oferta portuária. Certo é também que são poucos os dias em que há movimentos em simultâneo. O que aconteceu com o Oriana pode acontecer em tantos portos e tantos portos podem também reconhecer que houve lapsos ou pouco poder de resposta. Acontece. Que fique a reflexão ao que aconteceu com o Oriana.Quanto ao AIDAluna, o vento forte numa superficie vélica como a do AIDA é mesmo impossivel atracar em segurança... de resto é correr com sérios riscos... É assim em todo o lado...
Gostei muito mas muito mesmo de ler o que escreveu pois notei que foi escrito com alma, com amor aos navios
Continue sempre, nós agradecemos...
PARABÉNS!
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