O navio de cruzeiros Artania, da Phoenix Reisen, faz hoje a primeira visita à ilha da Madeira com o seu novo nome. Uma escala procedente de Tenerife e com destino ao Porto Santo, onde o paquete operado pela empersa alemã faz a sua primeira escala de sempre, amanhã, 26 de Julho. Com esta nova vida, o Artania ganhou e muito. Até parece um navio novo. As beneficiações efectuadas no paquete, que incluiram a adição de novos camarotes com varanda, dignificaram um navio que pouco aparenta ter já 27 anos.

Quando foi construído em 1984, nos estaleiros finlandeses Warsila, actuais STX Europe, o Royal Princess era um navio conceptualmente avançado para a época. Além de linhas modernas, estilo iate, todos os camarotes eram exteriores, o que acontecia pela primeira vez. Vejam-se navios construidos nos anos 80 que parecem muito mais velhos do que o actual Artania.

Muita vida ao Artania! Só recordar, infelizmente, que tantos paquetes portugueses com menos de 20 anos acabaram na sucata, como o saudoso Santa Maria. Um navio de sucesso que será sempre recordado, também, por ter sido baptizado pela princesa Diana, a madrinha original do Royal Princess.