segunda-feira, 31 de março de 2008

Dia de grande movimento de cruzeiros


Costa Serena, AIDAdiva, Regatta, Thomson Destiny e Athena visitaram hoje o Funchal. Uma frota de paquetes cujos cruzeiros reflectem as áreas de operação onde a Madeira está envolvida. 4 dos navios estão a fazer cruzeiros regulares de 7 e 11 noites às ilhas atlânticas e Marrocos enquanto o Regatta fez uma paragem no Funchal no decorrer de uma viagem posicional de Miami para Barcelona. Há cada vez mais navios a operar no inverno nesta região das ilhas atlânticas nomeadamente pelas companhias Costa, MSC Cruises, Thomson e Aida. O Funchal é também muito procurado nas viagens transatlânticas, podendo aqui cativar ainda mais navios se os custos de reabastecimento de combustivel forem mais competitivos (veja-se as Canárias). Uma segunda-feira de grande movimento de paquetes com cerca de 7000 turistas entre ingleses, alemães, italianos, espanhóis entre outros. Mais uma prova que a cidade do Funchal fica mais cosmopolita com os navios de cruzeiro que emprestam à cidade outra vida!

domingo, 30 de março de 2008

5 navios de cruzeiro esta segunda-feira

O Porto do Funchal volta a ter casa cheia com a visita de 5 navios de cruzeiro: AIDAdiva, que chegou hoje de Tenerife e vai pernoitar no Funchal, Thomson Destiny, também em viagem de cruzeiro semanal vindo de La Palma, Athena, igualmente, numa viagem de 7 dias desde Málaga, Regatta que está a fazer um cruzeiro posicional desde Miami para Barcelona e Costa Serena numa viagem de 11 noites em cruzeiro de Tenerife para Málaga. Entretanto apenas vão estar em simultâneo 4 paquetes no porto, uma vez que o Regatta tem partida prevista para as 12:30, horas de atracação do Athena, conforme a previsão de tráfego dos Portos da Madeira.

sábado, 29 de março de 2008

Costa Luminosa no Funchal em 2009

O novo paquete da Costa, o Costa Luminosa, com entrada ao serviço em Maio de 2009, vai efectuar os cruzeiros de Inverno à Madeira, Canárias e Marrocos na temporada 2009/2010 com escalas no Porto do Funchal de 11 em 11 dias. Cruzeiros semelhantes aos efectuados nesta temporada pelo Costa Serena e que permitem o embarque na Madeira. Igualmente construído nos estaleiros italianos Fincantieri, o novo paquete terá semelhanças ao Queen Victoria. O navio vai ter 92.600 toneladas de arqueação bruta e um comprimento de 297 metros. No mês seguinte à entrega do Luminosa, a Costa receberá em Junho de 2009 o Costa Pacifica, de 114.200 TAB, idêntico aos gémeos Costa Concordia e Costa Serena. Em 2010 está prevista a entrega de outro navio gémeo do Luminosa e em 2011 e 2012 outros dois paquetes semelhantes ao Costa Serena. A primeira escala do Costa Luminosa na Madeira está prevista para 25 de Setembro de 2009.

Costa Victoria em viagem do Brasil

O navio de cruzeiros italiano Costa Victoria, da Costa Crociere, está no Funchal em viagem procedente de Tenerife e com destino a Lisboa. O paquete italiano está em viagem transatlântica do Brasil para Itália, num cruzeiro que partiu de Santos com escalas no Rio de Janeiro, Ilhéus, Salvador, Recife, Dakar, Santa Cruz de Tenerife, Funchal, Lisboa, Cádis, Málaga e chegada a Savona. No porto base da Costa o navio efectuará alguns cruzeiros pelo Mediterrâneo, antes de seguir rumo ao Norte da Europa, onde irá operar no verão à partida de Kiel, Alemanha. O Costa Victoria regressa à Madeira a 4 de Outubro, num dia em que vão estar no Funchal alguns dos maiores veleiros do mundo para a concentração de veleiros no ambito das comemorações dos 500 anos da elevação a cidade do Funchal.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Seabourn Pride, 19 anos depois

Foi a 3 de Abril de 1989 que o Seabourn Pride visitou pela primeira vez a Madeira, 5 meses após a entrega, em Novembro de 1988, pelos estaleiros alemães Schichau-Seebeckwerft à companhia Seabourn Cruise Line, da Noruega. Com capacidade para 208 passageiros, o Seabourn Pride é o primeiro de um grupo de três que inclui os yacht cruisers Seabourn Spirit e Seabourn Legend ex-Royal Viking Queen. Estes navios foram concebidos para o mercado de luxo, depois da entrada ao serviço dos navios Sea Godess I e Sea Godess II. Apesar de completar, já em 2008, um total de 20 anos desde que começou a operar, o Seabourn Pride e os seus irmãos gémeos escondem a idade, graças às linhas inovadoras, que inspiraram também a construção do ferry Lobo Marinho, da Porto Santo Line, tal como o paquete Aurora (basta reparar as proas, apesar de terem dimensões bem diferentes). O Seabourn Pride visitou hoje a Madeira procedente de Fort Lauderdale com destino a Lisboa, em viagem posicional das Caraíbas para a Europa onde vai operar no verão.

O que se passou com o Sky Wonder

Veja um video com imagens do encalhe do Sky Wonder no porto de Kusadasi, Turquia. Clique e veja mais fotografias do Sky Wonder encalhado.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Sky Wonder encalha em Kusadasi. Navio nunca esteve no Porto do Funchal

O navio de cruzeiros Sky Wonder, da Pullmantur Cruises, encalhou a 25 de Março no porto turco de Kusadasi. Os ventos fortes que se faziam sentir durante a manobra de aproximação ao porto com mais de 45 nós de força, aliada a uma falha do rebocador, terão estado na origem do encalhe do navio, com o navio a garrar (ferros largados à proa não foram suficientes para segurar o navio). Os 1029 passageiros, de várias nacionalidades, entre os quais de Portugal (91), mantiveram-se a bordo do Sky Wonder até ao dia de hoje, 27 de Março, quando desembarcaram após várias tentativas de desencalhe dos bancos de areia com ajuda dos rebocadores. No entanto, 27 passageiros e 567 tripulantes mantiveram-se a bordo. Ainda segundo informações da imprensa turca o navio não corre perigo. Em Janeiro de 2007 o Sky Wonder também encalhou no Rio da Prata quando estava fretado pela CVC Turismo, do Brasil. Depois de 20 horas encalhado a 3 quilometros do Porto de Buenos Aires , o Sky Wonder acabou por ser safo com ajuda dos rebocadores. Contemporâneo do Artemis, ex-Royal Princess, o Sky Wonder foi construído em 1984 para a Sitmar com o nome FairSky. Depois, em 1988, passou a operar para a Princess Cruises como Sky Princess, sendo mais tarde transferido para a P&O Australia, para quem navegou como Pacific Sky entre 2001 e 2006, ano em que foi vendido para a Pullmantur Cruises passando a chamar-se Sky Wonder.(Fotografias com direitos reservados Encalhe na Turquia: www.news.com.au e webcam do porto de Kusadasi; Encalhe no Brasil: g1.globo.com/Noticias). Veja o Sky Wonder em video.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Novas escalas em Abril

Abril é dos melhores meses de escalas de navios de cruzeiro no Porto do Funchal, não fosse também esta uma época em que os paquetes passam pela Madeira nas viagens transatlânticas da América para a Europa, onde no velho continente vão fazer cruzeiros pelo Mediterrâneo e Norte da Europa. Entre as 47 escalas programadas pela Administração de Portos da Madeira, destaque para as primeiras visitas dos paquetes Noordam, Fram, Emerald Princess, Andrea e Balmoral. Depois da estreia do Zuiderdam, a 13 de Abril é a vez de outro navio gémeo desta classe, o Noordam, estar pela primeira vez na ilha da Madeira, igualmente em viagem posicional para a Europa, num cruzeiro que começa em Nova Iorque seguindo para as Bermudas e depois para o Funchal, de onde o navio da Holland America parte para Lisboa. Um dia depois é a vez da estreia do paquete norueguês Fram, da Hurtigruten, que no dia seguinte, a 15 de Abril, faz também a primeira escala no Porto Santo. A 21 de Abril é esperado o Emerald Princess, da Princess Cruises, que faz passagem pelo Funchal, igualmente, em viagem posicional da América para a Europa, procedente de Fort Lauderdale, onde inicia esta viagem, com destino a Cádis. O navio norueguês Andrea,da Hurtigruten, em cruzeiro de Cádis para Ponta Delgada faz estreia no Funchal a 25 de Abril, dia em que são esperados os paquetes Queen Victoria e Costa Atlantica. No dia seguinte, a 26 de Abril, visita pela primeira vez a Madeira o Balmoral, da Fred Olsen Cruises, em cruzeiro de regresso à Europa, numa escala proveniente de Hamilton (Bermudas) e com destino a Málaga. Um excelente mês para a actividade marítima do Porto do Funchal, para a economia e turismo da Madeira e para os entusiastas de navios que gostam de fotografar!

segunda-feira, 24 de março de 2008

ZUIDERDAM estreia em dia de movimento

O navio de cruzeiros holandês Zuiderdam, da Holland America Line, fez hoje a primeira escala na Madeira, num dia de intenso movimento de navios de cruzeiro no Porto do Funchal, com 5 paquetes de turismo. O Zuiderdam está fundeado atrás do molhe da pontinha, tendo a proa voltada para leste, atendendo à dominância dos ventos. Esta é também a estreia do Zuiderdam na Europa, onde o navio vai operar até Outubro em viagens pelo Mediterrâneo.Este cruzeiro transatlântico começou em Fort Lauderdale e termina em Civitavechia. Nesta escala o Zuiderdam é procedente de Half Moon Cay, ilha nas Bahamas da Holland America Line, seguindo para Casablanca, Marrocos. A acompanhar a estreia do Zuiderdam estão os navios AIDAdiva, Oceana, Athena (atracados no molhe da pontinha) e Thomson Destiny (no terminal norte do Porto do Funchal, imagem Netmadeira).

domingo, 23 de março de 2008

5 cruzeiros esperados amanhã

24 de Março, segunda-feira, será dia de casa cheia no Porto do Funchal com a visita de 5 paquetes de turismo. Um destes paquetes chegou já hoje, o AIDAdiva, de Tenerife para La Palma. Amanhã, logo pelas 7 horas atraca o Thomson Destiny, de La Palma para Agadir, seguindo-se pelas 7:30 o Zuiderdam, que vai fundear, devido a falta de espaço para atracar. A estreia do paquete da Holland America Line acontece no decorrer da primeira viagem transatlântica para a Europa, de Half Moon Cay, ilha nas Bahamas desta empresa do Grupo Carnival. Pelas 23 horas o Zuiderdam segue com destino a Casablanca. O quarto navio a chegar será o Athena , que faz a sua segunda escala no Funchal resgistado em Génova e ao serviço da Vision Cruises, de Espanha, chegando pelas 11 horas, de Málaga para Tenerife. Cerca de uma hora depois é esperado o Oceana, da P&O Cruises, que está também em viagem transatlântica, de Antigua para Southampton para onde larga pelas 23.45.

sábado, 22 de março de 2008

3 paquetes no Sábado de Páscoa

O Porto do Funchal recebeu hoje a visita de 3 navios de cruzeiro: Astor, Prinsendam e Vistamar. Os dois primeiros estiveram atracados no molhe da pontinha, enquanto o Vistamar acostou ao terminal norte do porto, onde vai permanecer atracado até ao domingo de Páscoa, dia de chegada do AIDAdiva.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Armas confirma ferry para o Continente

O armador espanhol, Naviera Armas, de Canárias, anunciou hoje que vai efectuar a linha Funchal-Portimão, com partidas aos sábados da capital madeirense. Será o regresso do serviço marítimo de passageiros na ligação entre a Madeira e o continente, interrompida em 1978, depois das viagens do paquete Niassa, o último navio de passageiros a efectuar esta carreira. Nas viagens ao continente o navio é procedente de Las Palmas, de onde parte às sextas-feiras, seguindo para o Funchal, depois para Portimão e regresso à Madeira e depois às Canárias.

ATHENA com bandeira italiana

O navio de cruzeiros Athena deixou de estar registado na Madeira, passando a ser Génova o porto de registo. A primeira escala do Athena com esta bandeira (excluindo as escalas que fez como Italia Prima) coincidiu também com o facto desta ter sido a primeira viagem à Madeira ao serviço da Vision Cruises, de Espanha. Fotografias de Paulo Rodrigues.

domingo, 16 de março de 2008

AIDAdiva com jogo Marítimo-Benfica

O navio de cruzeiros AIDAdiva voltou este domingo a fazer escala no Porto do Funchal, em mais uma viagem de cruzeiro semanal à Madeira e Canárias, pernoitando na capital madeirense. Curiosamente, uma das excursões do navio inclui uma ida até ao Estádio dos Barreiros onde os passageiros dessa excursão vão assistir ao encontro de futebol Marítimo-Benfica. No dia seguinte, 2ª feira, uma equipa de futebol de bordo do AIDAdiva vai jogar com uma formação dos verde rubros do Marítimo. Um intercâmbio interessante para os passageiros adeptos do futebol e que ajuda também os estádios de futebol a ficarem mais cheios. Também nesta escala do AIDAdiva, o molhe da pontinha acolheu mais uma feira de automoveis usados que fez movimentar milhares de pessoas no Porto do Funchal.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Navio Giorgis encalha na Grécia

O navio de cruzeiros grego Giorgis encalhou hoje na Grécia, ao largo da ilha de Poros. A bordo cerca de 280 passageiros (norte americanos, japoneses e russos), que estavam a fazer um pequeno cruzeiro quando o navio terá embatido num baixio provocando um rombo e consequente encalhe. Os passageiros e tripulantes foram evacuados por helicópteros e lanchas de apoio. Foto obtida em Março de 2004, no porto do Piréu, por Luís Filipe Jardim.

Queen Victoria no fim do ano de 2009

A APRAM, Administração de Portos da Madeira, informa no seu website que o Queen Victoria , da Cunard, vai estar no Funchal no fim do ano de 2009, chegando a 30 de Dezembro e largando na noite de S. Silvestre. Será o regresso de um paquete da Cunard à concentração de navios de cruzeiro na Madeira no fim do ano. Entretanto, a próxima escala do QV está prevista para o dia 25 de Abril, curiosamente, em simultâneo com o Costa Atlantica, da Costa, o primeiro paquete desta classe.

quarta-feira, 12 de março de 2008

MSC SINFONIA desde a América do Sul

O navio de cruzeiros MSC Sinfonia, da MSC, visitou hoje a Madeira em viagem posicional com destino à Europa, procedente da Argentina/Brasil onde esteve a operar nos últimos meses. Depois de ter largado do molhe da pontinha pelas 18 horas, o navio da MSC regressou ao Funchal, como pode ver-se na foto da webcam do Funchal, provavelmente para desembarque de um passageiro doente (a confirmar).

Ferry Madeira-Continente

É certo que este é um espaço dedicado aos cruzeiros na Madeira. Mas há sempre excepções à regra. Esta é uma delas. E por uma boa razão. Que bom será se se confirmar essa notícia, de que a Madeira vai voltar a ter ligações regulares de passageiros com o continente! Curiosamente graças a um armador espanhol, a Naviera Armas, que depois das ligações de verão entre as Canárias e o Funchal, quer agora apostar numa linha portuguesa. Sempre defendi que as ligações marítimas de passageiros devem coexistir com as ligações aéreas. Desde 1978 (se não incluirmos os navios de carga mistos , Madeirense, Funchalense e Pico Castelo), com o paquete Niassa, que não existia ligações marítimas de passageiros entre a Madeira e Lisboa. Desde então, temos tristemente sido as únicas regiões insulares da Europa sem este tipo de ligações com o continente. Lamentável num país com as tradições marítimas como Portugal. Até aqui a linha Madeira-Continente tem sido efectuada por várias empresas que se têm dedicado ao transporte de contentores, automóveis e outras cargas. Nenhuma demonstrou real interesse em introduzir um navio ferry (que pode também transportar cargas como contentores, automóveis, cargas rolantes, até aqui embarcardas nos porta-contentores). Nem Empresa de Navegação Madeirense, nem Transinsular, nem Portline, nem Vieira & Silveira, nem Box Lines, nenhuma quis apostar num ferry. E hoje há navios deste tipo que podem assegurar a linha da Madeira em menos de 24 horas, com o conforto exigido pelos passageiros deste século. Além do mais, na operação podia ser utilizado o Porto do Funchal , mais próximo do grande centro de consumo da ilha, dando vida a este porto onde deve estar concentrada a operação de navios de passageiros (cruzeiros e ferries).Com mais oferta de transporte, mais a Madeira pode ser mais competitiva. Um serviço ferry deve ser considerado como um prolongamento de uma auto-estrada e a Madeira merece, até ao abrigo do princípio da continuidade territorial, ter um ferry para o continente, a bem de todos os madeirenses. Então não merecemos ir até ao continente com o nosso próprio carro? Tal com um lisboeta? Então não merecemos ter os mesmo produtos aos mesmos preços do que um continental? Com um ferry até os custos podem baixar. Por exemplo as grandes superficies comerciais (Grupo Sá, Modelo, Pingo Doce e outros) podem utilizar o ferry com camiões TIR que garantissem mais produtos com o melhor preço final aos consumidores. Produtos que não teriam de passar por tantas fases de operação portuária como acontece com os contentores. Poderiam vir em camiões dos próprios grupos... Enfim há tantas boas razões descobertas agora por um armador espanhol. Já dizia Fernando Pessoa, a minha Pátria é a minha lingua.

terça-feira, 11 de março de 2008

ZUIDERDAM ao largo na estreia

A primeira estreia de 2008 no Porto do Funchal será protagonizada pelo paquete holandês Zuiderdam, que escala a Madeira a 24 de Março, em viagem procedente das Bahamas para Lisboa. Esta é também a primeira vez que o Zuiderdam vai operar na Europa, juntando-se ao Noordam nos cruzeiros pelo Mediterrâneo. Na primeira escala no Funchal, o Zuiderdam vai ficar ao largo uma vez que vão estar atracados no porto os navios AIDAdiva, Thomson Destiny, Athena e Oceana. As cerimónias de boas vindas ao paquete da Holland America Line ficam adiadas para a segunda escala do Zuiderdam, na viagem transatlântica de regresso à América, com escala no Funchal a 1 de Novembro. Refira-se que este é o primeiro navio desta classe da Holland America, que inclui os paquetes Westerdam, Oosterdam e Noordam O primeiro navio desta classe, Vista Class, foi o Costa Atlantica, seguindo-se o gémeo Costa Mediterranea e depois os gémeos da Carnival, Carnival Legend, Carnival Pride e Carnival Spirit. O Grupo Carnival seguiu este projecto com os navios da classe Zuiderdam e depois com mais algumas alterações com os paquetes Arcadia, da P&O, e Queen Victoria, da Cunard Line.

sábado, 8 de março de 2008

Costa Classica regressa do Brasil

O navio de cruzeiros Costa Classica, da Costa, fez escala no Porto do Funchal em viagem transatlântica do Brasil para a Europa. O navio italiano fez o verão brasileiro juntamente com o Costa Magica, que navega também desde terras de Vera Cruz com destino ao velho continente.