quinta-feira, 27 de março de 2008

Sky Wonder encalha em Kusadasi. Navio nunca esteve no Porto do Funchal

O navio de cruzeiros Sky Wonder, da Pullmantur Cruises, encalhou a 25 de Março no porto turco de Kusadasi. Os ventos fortes que se faziam sentir durante a manobra de aproximação ao porto com mais de 45 nós de força, aliada a uma falha do rebocador, terão estado na origem do encalhe do navio, com o navio a garrar (ferros largados à proa não foram suficientes para segurar o navio). Os 1029 passageiros, de várias nacionalidades, entre os quais de Portugal (91), mantiveram-se a bordo do Sky Wonder até ao dia de hoje, 27 de Março, quando desembarcaram após várias tentativas de desencalhe dos bancos de areia com ajuda dos rebocadores. No entanto, 27 passageiros e 567 tripulantes mantiveram-se a bordo. Ainda segundo informações da imprensa turca o navio não corre perigo. Em Janeiro de 2007 o Sky Wonder também encalhou no Rio da Prata quando estava fretado pela CVC Turismo, do Brasil. Depois de 20 horas encalhado a 3 quilometros do Porto de Buenos Aires , o Sky Wonder acabou por ser safo com ajuda dos rebocadores. Contemporâneo do Artemis, ex-Royal Princess, o Sky Wonder foi construído em 1984 para a Sitmar com o nome FairSky. Depois, em 1988, passou a operar para a Princess Cruises como Sky Princess, sendo mais tarde transferido para a P&O Australia, para quem navegou como Pacific Sky entre 2001 e 2006, ano em que foi vendido para a Pullmantur Cruises passando a chamar-se Sky Wonder.(Fotografias com direitos reservados Encalhe na Turquia: www.news.com.au e webcam do porto de Kusadasi; Encalhe no Brasil: g1.globo.com/Noticias). Veja o Sky Wonder em video.

1 comentário:

Unknown disse...

Boa tarde Luis Filipe

Como "homem do mar" (oficial-piloto da Marinha Comércio), devo dizer-lhe que adorei o seu blog. Apenas uma observação: na noticia, "Sky Wonder" encalha em Kusadasi, onde escreve "Depois de 20H encalhado a 3 KM do porto BA... " deveria estar - encalhado a 1.6 milhas do porto. Nós no mar, não falamos NUNCA em KM, mas SEMPRE em MILHAS.
Como viajante no meu carro por essa Europa fora, de ferry (mediterrâneo, báltico, mancha, biscaia, mar do norte & da Irlanda)
achei graça ao inquérito (no qual, votei sim) sobre ligação Funchal/Lisboa. Se se concretizar, serei dos primeiros a embarcar com o meu carro na doca de Alcântara !!
O meu pai e o meu avô, foram comandantes da CNN, tendo este último, visitado muitas vezes a Madeira, a comandar o "Príncipe".Só para terminar, direi que o meu pai era do Porto Santo, que conheço bem (mas só de avião) sendo que escalei várias vezes o Funchal, nas minhas viagens entre o Norte Europa & África.

Grade Abraço & Parabéns pelo seu trabalho

António Cima Velosa