quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Maior concentração de navios de cruzeiro do Fim do Ano


Imagens obtidas durante o dia com os navios de cruzeiro, por ordem de chegada, Balmoral, Princess Daphne, AIDAbella, Oriana, Albatros e Saga Ruby.

3 comentários:

João Abreu disse...

Caro Luís Jardim:

Estive a visualizar a previsão de navios para este ano, e constatei a escala do navio Vision of the Seas no dia 27 de Abril, foi então que formulei uma certa dúvida, como não me recordo de uma visita deste paquete ao Funchal, será que em Abril o clássico navio da Royal Caribbean escala pela primeira vez no Funchal, ou será que já cá esteve outrora em águas madeirenses?

Luís Filipe Jardim disse...

Olá João!

Não, o Vision of the Seas nunca esteve na Madeira. Curiosamente foi o primeiro navio que o Clube de Entusiastas de Navios fez um cruzeiro, em 1998, na temporada inaugureal do navio. Eramos então um grupo de 44 pessoas. Deste grupo de 6 navios idênticos estiveram já na Madeira o Splendor, Legend e Grandeur. Em 2009 será a vez da estreia do Vision. Ficarão a faltar as escalas do Enchantment e do Rhapsody. Gémeos, gémeos, são o Legend e o Splendor of the Seas com chaminé ligeiramente mais a meio navio. Depois há outro grupo de 4 desta classe, com chaminé a ré: Enchantment e Grandeur of the Seas, construidos na Finlândia, Kvaerner MASA Yards e Vision e Rhapsody na França, Chantiers de l'Atlantique, St. Nazaire. Gosto muito destes navios...tendo já viajado em 3 deles... têm o tamanho certo, com muita superficie vidrada e boas áreas interiores e exteriores! São ainda excelentes navios de construção! Uma vez mais, BOM ANO!

João Abreu disse...

Muito obrigado pelas informações, pessoalmente prefiro os gémeos Legend e Splendour of the Seas, na minha opinião têm linhas exteriores mais equilibradas, contudo os restantes navios da classe Vision da RC não deixam de ser elegantes e atractivos, visto que tambem são os maiores em arqueação bruta e não só.
Igualmente uma vez mais: profícuo ano novo!