terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Recordando o fim do ano de 1988, também de grande agitação marítima
Foi um dos fins de ano que mais guardo na memória. Um fim do ano de mau tempo no mar. De sul, também. Curiosamente, e em mais um ciclo de 20 anos, a história, o tempo, repete-se. 31 de Dezembro de 1988. Ondulação forte de sudoeste. 6 navios para a noite de S. Silvestre. 20 anos depois, 31 de Dezembro 2008, mau tempo no mar. Ondulação de sudoeste. 6 navios previstos. Há 20 e há 40 anos a ondulação causou problemas de operacionalidade no Porto do Funchal. Há 20 anos estavam no Funchal os navios Canberra, Vasco da Gama (1a escala com este nome), Fedor Dostoevskiy (também pela primeira vez), Azerbaydzhan, Leonid Brezhnev e J. J. Sister. Os dois primeiros não conseguiram atracar. Os outros atracaram e proporcionaram fotografias como as que aqui recordo. Resta esperar pelos seis navios deste fim do ano: AIDAbella, Albatros, Balmoral, Oriana, Princess Daphne e Saga Ruby.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Por causa desta escala abortada do VASCO DA GAMA, o armador ainda hoje torçe o nariz a levar os seus navios ao Funchal no Inverno, por mais que eu lhe diga que normalmente o tempo é bom...
Grandes imagens e boas recordações de fim de ano cheio de paquetes neste dia. Os navios russos boas recordações deixaram na Madeira, adorei as do Camberra com os antigos rebocadores e as suas belas cores. Estás de parabéns pelas belas fotos e por recordar um belo passado do porto do Funchal.
Saudações maritimas,
Sergio
Olá Filipe,
Lembro-me perfeitamente desse dia.
Sei que tens fotos ainda mais antigas.... S Silvestre 1983 e 1984... Nunca percebi como foi possivel conseguir atracar na parte da frente do Porto Funchal o Ivan Franko e o Fedor Shaliapin... mas se bem me recordo, isso foi possivel.
Abraço
Marco (vizinho da Travessa do Lazareto)
Enviar um comentário