sábado, 14 de janeiro de 2012

Última escala a 20 de Março

Foi há quase dez meses que o Costa Concordia fez a última escala no porto do Funchal, a 20 de Março de 2011, num cruzeiro de Tenerife para Málaga, tal como a escala anterior, a 10 de Março.
Ontem, 13 de Janeiro, tristemente, foi vitima de um acidente. Quando navegava junto à ilha de Giglio, vindo de Civitavecchia (porto de Roma), rumo a Savona, o Costa Concordia embateu violentamente num banco de rochas. Era já noite, estava a ser servido o segundo turno do jantar que começára pelas 20:30. Os passageiros e a tripulação sentiram um estrondo, tendo por alguns minutos o navio ficado sem energia. Alguns minutos depois, soavam os 7 apitos curtos e um longo para as 4.231 pessoas abandonarem o navio que começou a adornar rapidamente para estibordo, tal a quantidade de água que entrava pelo rombo, calculado a ter uma extensão de 70 metros. O navio acabou por ficar bem junto à costa mas a inclinação para estibordo dificultou a descida dos botes salva-vidas do bordo oposto. As autoridades italianas confirmam para já a morte de dois passageiros franceses e de um tripulante peruano. A tragédia com o Costa Concordia trouxe à memória o naufrágio do Titanic, há 100 anos, em Abril de 1912. Felizmente, o encalhe/naufrágio deu-se junto à costa e com sofisticados meios de salvamento que resultam da aprendizagem com acidentes como o do paquete da White Star Line ou com o naufrágio do paquete italiano Andrea Doria em Julho de 1956, abalroado no Atlântico pelo Stockholm.A capitania do porto de Livorno já está a investigar o acidente com o Costa Concordia que terá ficado a dever-se a uma avaria de leme ou de sonar ou a um erro humano. Imagens do encalhe: RaiNews

3 comentários:

Anónimo disse...

Em 2006,aquando da sua inauguração,parece que a tradicional garrafa de "champagne" não se quebrou!!!...(à primeira).
Premunições?...

Cumprimentos e parabéns pelo trabalho(interessante).

Luís Filipe Jardim disse...

Obrigado.
É verdade. Premunições. E desenvolve um afecto especial pelo Costa Concordia tendo viajado no navio em Abril de 2007. Há casos de navios com pouca sorte na vida... como as pessoas. Um destino? O catamaran Patria que operou na linha Madeira-Porto Santo sucedeu o mesmo. A garrafa não partiu à primeira e também não teve uma carreira de sucesso com várias avarias, tendo sido vendido aos coreanos. Também na Madeira, não são raras as vezes que vimos navios da Costa e outros italianos a navegarem bem junto à costa. Quando tudo corre bem, óptimo. Quando algo falha, quando se somam um conjunto de factores, pode acontecer que tristemente aconteceu ao Concordia. Quem sabe ainda consiga ser recuperado... Cumprimentos

Anónimo disse...

Olá, você acha que será possível recuperá-lo? Para navegar novamente ou para um museu?
Abraços, Isabel