sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Funchal, capital dos cruzeiros







O porto do Funchal é hoje a capital mundial dos cruzeiros. Uma frota de 7 paquetes reúne-se na baía do Funchal para assistir a uma das mais famosas passagens de ano. Depois das chegadas de ontem dos navios Queen Victoria e Saga Pearl II, logo pela manhã chegaram ao Funchal os paquetes Balmoral, da Fred Olsen, que atracou ao cais norte e Artemis, da P&O, que atracou no molhe da pontinha junto ao ilhéu de Nossa Senhora da Conceição. Antes, o Boudicca, da Fred. Olsen, fundeou frente ao Lazareto. Com a chegada do Oriana, pelo meio dia, o Queen Victoria saiu para o largo para dar lugar no cais sul ao navio da P&O. O movimento na baía do Funchal era uma constante seguindo-se a saída do Saga Pearl II que deu lugar ao Boudicca. À noite é esperado o Saga Ruby, da Saga, que completa a frota de 7 navios de cruzeiros que assistem à noite de S. Silvestre no Funchal.







6 comentários:

Antonio Silva disse...

Caro Luis,

Ao ver estas fotos e depois de ter visto igualmente a reportagem na tv de todo esse movimento tomei uma decisão.
Na passagem do ano de 2011/2012 se houver vida e saude estarei ai no Funchal para viver como vocês este dia ímpar.

Um abraço tamanho do mundo para todos com votos de um Grande 2011.
António Silva

Margaret disse...

These photos are fantastic! It is so exciting seeing this many ships in the harbor! I am hoping your harbor has a very fantastic 2011!
Margaret

Luís Filipe Jardim disse...

Obrigado! Cá o esperamos António, é bem vindo! É realmente um espectáculo único, o do fogo de artifício e também a concentração de navios de cruzeiro! Vale a pena! Um BOM ano de 2011!

Thanks for your comment. Margaret, you just come to Madeira island to see on live this cruise fleet every 31 st of December to celebrate the arrival of the new year. Madeira is the capital of the cruise industry during the last day of the year and the first day of the new year! Happy new year!

Luis Filipe

FranciscoM disse...

Caro Miguel, como sabe o Funchal já não é a capital de cruzeiros no dia 31. O Rio de Janeiro, infelizmente ocupou esse lugar. Só hoje estiveram 8 navios e 18.000 passageiros na passagem de ano em Copacabana.

Luís Filipe Jardim disse...

Fica a correcção. Vá lá que a troca é por outro destino que fala português. Mas o Funchal mantem a sua longa tradição nos cruzeiros e no fim do ano e o recorde europeu! BOM ANO!

Luís Filipe Jardim disse...

Fica a correcção. Vá lá que a troca é por outro destino que fala português. Mas o Funchal mantem a sua longa tradição nos cruzeiros e no fim do ano e o recorde europeu! BOM ANO!