quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Funchal movimenta mais turistas de cruzeiros do que Lisboa em 2009

No ano passado, o Funchal foi o porto português que movimentou mais turistas, num total de 435.821 passageiros, ultrapassando Lisboa, o segundo porto nacional com mais turistas, que registou em 2009 um total de 415.758 passageiros. Ambos os portos ultrapassaram os números do ano passado quando Lisboa tinha registado 407.508 passageiros e o Funchal, na altura o segundo mais movimentado, com 405.306 turistas de cruzeiros. Em matéria de escalas Lisboa foi em 2009 superior ao Funchal, tendo a capital portuguesa recebido um total de 295 escalas e o Funchal 277 visitas. A maior frequência na Madeira de navios com maiores dimensões e com mais taxas de ocupação terão estado na origem do Funchal ter recebido mais turistas do que o porto de Lisboa.

5 comentários:

luxa disse...

Engraçado ao ler a sua informação, pelo meio, pensei ke fosse pelo fim do ano a razão do maior movimento...
Ok está bom
Dê-nos mais e mais

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Em Lisboa, se for contado o movimento de passageiros fluvial o total sobe para mais de 20 milhões, eheheheh...
Fora de brincadeiras,as características destes dois portos são muito diferentes, com períodos de sazonalidade diversos, etc. E Lisboa tem sido muito prejudicada no seu desenvolvimento a longo prazo pelo antagonismo de entidades oficiais e parte da população de Lisboa, com destaque para a Câmara Municipal, cujo envolvimento no projecto da futura nova gare marítima do Jardim do Tabaco está a atrasar de forma dramática o assunto. Há em Lisboa grande pressão imobiliária face às zonas portuárias e nestes termos determinados interesses resolveram eleger os navios como elemento negativo na cidade. Atitude criminosa de tanta má fé e ignorância. Apesar de tudo, dos atrasos nos investimentos em novas infraestruturas e na falta de capacidade de resposta da Autoridade Portuária local, Lisboa é um grande porto natural com enorme potêncial para cruzeiros. Entrar em Lisboa de navio, tal como chegar ao Funchal a partir do mar, é um espectáculo inesquecível. Além desta característica comum, ambos os portos gozam de uma excelente imagem junto dos passageiros que nos visitam. Esperemos que o futuro seja melhor...

LMC

BLOG DOS NAVIOS E DO MAR

Ricardo disse...

E os valores não vão parar de aumentar.

2 grandes novidades para 2011: O Queen mary 2 vai voltar a visitar a Madeira a 2 de Novembro de 2011, e Cruzeiros no Porto santo (Artania e Amadea)

De salientar tambêm que o Queen Elizabeth confirmou a pouco o fim de ano de 2011.

luxa disse...

Estou de acordo com o Sr. Luís....
Conheço esse "espectáculo maravilhoso" :-)
Chegar à Madeira e Lisboa de barco é inesquecível....LINDO LINDO
Eis por isso a minha paixão por navios

Luís Filipe Jardim disse...

Obrigado pelos vossos incentivadores comentários e também pelas novidades da Cunard. Outra prestigiada companhia muito Amiga da Madeira!!! Ainda bem!!!