quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Estreia pela CMV de um último resistente da antiga frota soviética

O navio de cruzeiros Marco Polo está pela primeira vez na ilha da Madeira ao serviço da CMV-Cruise Maritime Voyages, que vai operar também o antigo Cunard Countess, igualmente com escalas programadas para o Funchal ao longo de 2010. O ex-Aleksandr Pushkin é o último "sobrevivente" da classe Ivan Franko, constituida por um grupo de conco gémeos e agora reduzido a um navio, construídos na antiga Alemanha Democrática, nos estaleiros Mathias-Thesen-Werft, de Wismar. Tendo entrado ao serviço em 1965, foi o segundo paquete desta classe retomando então a carreira transatlântica Leninegrado-Montreal. Navegou até 1985 como propriedade da Black Sea Shipping Company (Blasco) sendo depois transferido para a Far Eastern Shipping Company (Fesco), empresas que o fretariam a operadores ocidentais, nomeadamente alemães e ingleses, respectivamente. Em 1993 foi comprado pela Orient Lines que remodelou o navio, substituindo, inclusivé, o sistema de propulsão, sendo baptizado de Marco Polo. A ele juntou-se mais tarde o actual Balmoral, que era o original Crown Odyssey que passou a chamar-se Norwegian Crown, para a Orient Lines, adquirida em 1998 pela NCL. Extinta a Orient Lines, o navio foi comprado em 2007 por um armador grego que o fretaria à alemã Transoceantours. Desde este ano que o Marco Polo passou a ser operado pela recém-criada CMV. Um dos mais antigos paquetes em actividade é o último navio vivo da classe Ivan Franko. O Mickhail Lermontov perdeu-se por afundamento, em Fevereiro de 1986, ao largo da Nova Zelândia, enquanto os navios Ivan Franko, Taras Shevchenko e Shota Rustaveli foram desmantelados nos anos noventa e 2000.

1 comentário:

luxa disse...

Volto a repetir: este navio é muito bonito...
e iluminado mais lindo se torna :-)
obrigada por me dar o gostinho de o vêr iluminado, coisa a ke não poderei fazê-lo com tanta facilidade
GRACIAS