
Fotografia de João Abreu
A primeira escala na Madeira do Marco Polo, ao serviço dos ingleses, está prevista para Março. Ao serviço da nova empresa, o ex-Aleksandr Pushkin estará de regresso ao porto base de Tilbury, Inglaterra, onde operou afretado pelos soviéticos a operadores ingleses, como a CTC, que incluiam nos seus cruzeiros viagens com escalas no Funchal, nomeadamente no fim do ano, onde esteve com alguns dos seus irmãos gémeos, da classe Mikhail Lermontov.
O navio de cruzeiros Prince Albert II, da SilverSea Cruises, visita pela primeira vez a ilha da Madeira a 22 de abril de 2010. Uma viagem de Lanzarote para Casablanca do luxuoso "yacht-cruiser" baptizado pelo Principe Alberto do Mónaco no ano passado, data de entrega deste navio que já teve vários nomes: Delphin Clipper, Sally Clipper, Baltic Clipper, Delfin Star e World Discoverer. O Prince Albert II tem 6.072 toneladas de arqueação bruta, mede 108,1 metros de comprimento fora-a-fora e tem capacidade máxima para 158 passageiros.
Navios de cruzeiro MSC Fantasia e Grand Mistral atracados no molhe da pontinha. Fotografia de João Abreu.
Entre as 54 escalas previstas para o mês de Novembro, há duas que merecem maior destaque uma vez que os navios Seabourn Odyssey e Sovereign visitam pela primeira vez a Madeira a 2 e 27 de Novembro, respectivamente. Novembro é por tradição um mês de muitas escalas no Porto do Funchal, não fosse esta uma época de viagens posicionais da Europa para as Caraíbas.