terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FUNCHAL, MADEIRA, CAPITAL MUNDIAL DOS CRUZEIROS

O Funchal, ilha da Madeira, é hoje a capital mundial dos cruzeiros. Não há outra data que junte regularmente uma frota de paquetes de turismo para assinalar uma efeméride, e esta tão especial, como mais uma passagem de ano.
É assim desde longa data na Madeira. A baía do Funchal enche-se de cor, a cidade de mais vida, um centro cosmopolita. 12 navios vão estar  à meia-noite para a passagem de ano 2013-2014.

No molhe da pontinha estão os navios Aurora, Balmoral e Saga Saphire, no cais norte o AIDAblu, e ao largo os paquetes Marco Polo, Braemar, The World e Funchal.
Seguem-se as chegadas dos navios AIDAstella, Mein Schiff 1, MSC Fantasia e Saga Ruby, que entre a tarde e a meia noite vão pairar ao largo para assistirem ao fogo de artifício, um dos mais famosos em todo o mundo. Este ano destaque para o regresso do paquete Funchal à cidade que lhe deu o nome. Desde a passagem de ano 1974/75 que não estava neste dia na Madeira. BOM ANO!

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

FUNCHAL TEMA DE CAPA DA CRUZEIROS

O regresso do paquete Funchal faz manchete na edição 11 da revista Cruzeiros. O navio da Portuscale Cruises regressa este mes à cidade que lhe deu o nome para assistir à tradicional passagem de ano na Madeira. Mas se o Funchal é exemplo de continuidade, o famoso navio da série o "O Barco do Amor" não teve a mesma sorte. O adeus frio de um dos navios que mais contribuiu para o sucesso dos cruzeiros é também tema de capa da presente Cruzeiros. O novo Le Soléal e o conceito de iate de cruzeiros de luxo merecem igualmente chamada de capa. O ano 2013 fica também marcado pela inédita operacao de reflutuação do Costa Concordia, num exemplo de até onde pode ir a capacidade humana, noutro tema de capa desta Cruzeiros.Entre os destinos sugerimos nesta edição o Canada e Israel. O porto estrangeiro escolhido é Port Everglades, na Florida, o segundo porto de cruzeiros mais movimentado do mundo. Leixoes e o seu rápido crescimento é também tema desta revista. A crónica de viagem do 3º cruzeiro da revista, aos fiordes da Noruega, no verão, preenchem também algumas páginas. O nascimento da Carnival Cruise Lines, empresa mãe daquele que é hoje o maior grupo de cruzeiros, e o projecto de hotel do Queen Elizabeth 2 fazem também esta edição da Cruzeiros. Nao perca mais uma Cruzeiros, por 3,90 euros, a primeira revista portuguesa dedicada a tão fascinante forma de viajar.