quarta-feira, 9 de novembro de 2011

4 navios para mercados diferentes

O porto do Funchal recebeu hoje a visita de 4 navios de cruzeiros, incluindo a escala do paquete da Kristina Cruises que faz uma visita de 3 dias à Madeira. O Kristina Katarina termina e começa no Funchal uma viagem de cruzeiro para o mercado finlandês, muito fiel a esta companhia da Finlândia.
O Adventurer of the Seas, da Royal Caribbean, que segue um conceito resort, é muito procurado pelo mercado ibérico, ao estar baseado em Málaga, apesar de ter muita ocupação de norte americanos e ingleses. O AIDAbella, da Aida, destina-se quase em exclusivo ao mercado alemão, sendo um navio de cruzeiros de média dimensão que segue um serviço semelhante ao utilizado por esta industria desde o fim dos anos 60, nas Caraíbas, mas obviamente evoluindo no tempo com mais opções de entretenimento a bordo. O Thomson Dream, da Thomson, ex-Costa Europa, opera para o mercado britânico e fará alguns cruzeiros semanais à Madeira, Canárias e Marrocos, em substituição do Thomson Destiny que fará docagem de manutenção em Las Palmas.

3 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Que bom ver os Navios da Madeira refrescados e ainda mais interessantes.
Só não compreendo como é que a Pontinha não pára de encolher. Ou serão os navios cada vez mais agigantados?
De qualquer maneira, que saudades de vaguear o dia todo pelo molhe de Nikormat a fotografar a navegação funchalense.
À segunda-feira chegavam o MADEIRENSE e o PONTA DE SÃO LOURENÇO, de Lisboa, o BLACK WATCH vinha de Londres com os filmes Kodachrome revelados, O GRUZIYA passava de quinze em quinze dias, o AÇORES vinha de Leixões, que saudades... Referências a 1977-78...

Luís Filipe Jardim disse...

Imagino... ainda me recordo desses tempos. Ainda fotografei os gémeos da ENM e ETF, os navios da CTM e depois da Transinsular, entre tantos navios de carga e de cruzeiros que davam movimento ao porto. Havia outra magia... Agora, os tempos são de navios de passageiros, cada vez maiores. Ainda me recordo quando cabiam 5 paquetes na pontinha!