quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Madeira capital dos cruzeiros

PAQUETES NO FIM DO ANO NA BAÍA DO FUNCHAL DESPEDEM-SE DE 2009 E RECEBEM O ANO NOVO!!! Todos os anos a festa repete-se, também na baía do Funchal. Uma frota de navios de cruzeiros junta-se na ilha da Madeira para assistir a uma das mais antigas e conceituadas noites de S. Silvestre. Não há outra data ou evento regular em todo o mundo que faça juntar tantos navios de cruzeiro num porto. Mas há o fim do ano e o Funchal. Data e local fazem desta uma concentração de paquetes única no mundo e por isso sem paralelo em qualquer destino de cruzeiros. Este ano 6 navios de cruzeiros fizeram rumo ao Funchal para assistir à chegada de 2010. Queen Victoria, da Cunard, Oriana, da P&O, Boudicca, da Fred. Olsen, e Saga Ruby, da Saga, com passageiros ingleses, na sua grande maioria. Com alemães, os paquetes AIDAluna, da AIDA, e Amadea, da Phoenix Reisen. As dimensões dos navios condicionam cada vez mais a garantia de atracação e longe vão os tempos em que 5 paquetes atracavam no molhe da pontinha. Este ano, o Queen Victoria atracou até às 12 horas fundeando depois frente à praia da barreirinha, para dar lugar ao Oriana que atracou pelas 13 horas. Mas o primeiro navio a chegar foi o AIDAluna, a 30 de Dezembro, atracando no cais norte. Na manhã de 31 de Dezembro, o paquete da Cunard foi o primeiro a atracar, seguindo-se o Boudicca, junto ao ilhéu de Nossa Senhora da Conceição. O Saga Ruby fundeou pela tarde, sendo o Amadea o último navio a atracar. Para 1 de Janeiro ficam os navios Oriana, Amadea e Saga Ruby (atraca depois da meia-noite).BOM ANO!!!

9 comentários:

luxa disse...

BEM DITO: MADEIRA CAPITAL DE CRUZEIROS
LINDAS AS FOTOGRAFIAS E ESSA CADEIRA ESTÁ RESERVADA A MIM.....não se esqueçam
PARABÉNS (hoje só quero ver as fotos....textos, hoje, niente)

luxa disse...

Obrigada e muito!
Pela 2ª fotografia é a minha loucura....NAVIOS ILUMINADOS
Ficam lindos, lindos OBRIGADAAAAA

Manuel Sousa disse...

Existem muitos blogs de mar, mas como este não há! A qualidade das fotos e a incisão e precisão dos textos. A emoção com sobriedade no ênfase do que é relevante... Enfim, muitos parabéns, caro Luís Filipe!
Como funchalense e madeirense sinto um orgulho indiscritível por uma noite destas ter lugar no sítio onde eu vivo. Não sei se teremos noção do privilégio que é viver no pátio das nossas casas um espectáculo que é considerado o maior do mundo no seu género! E não é algo assim considerado por decreto. É de facto uma noite muitíssimo especial por toda a envolvência, pelo cosmopolitanismo do ambiente, pela concentração absolutamente fabolosa e invulgar de vários paquetes e pelo arco de simbiose que o posicionamento dos navios cria com a orientação do anfiteatro da cidade, como se os visitantes nos cruzeiros se voltassem para a cidade e a cidade correspondesse voltando-se também ela para os visitantes e juntos iniciassem um verdadeiro ritual explosivo de celebração universal da passagem de ano, numa festa globalizada onde não existem fronteiras nem barreiras nem limites! A si Luís Filipe e particular e a todos os bloggers em geral, desejo um ano 2010 cheio de emoção e que esta noite mágica do Funchal inspire as nossas vidas para voos altos e horizontes largos!

Nuno Olim disse...

As fotos estão excelentes, achei muito interessante a última fotografia...também estive no Casino a fotografar mas só as vou públicar no meu blogue para o ano ahaha...desejos de um Feliz Ano Novo, tudo de bom...
Abraço

Jay disse...

Ja temos a lista de cruzeiros para 2011!!!

Jorge disse...

Fim de ano 2011 2012 com 2 aidas, Sol e Luna? E sem oriana ? Mas com 2 outros barcos da P O cruises.
O luna sai as 20h mas deve fundear para o fogo ?

Antonio disse...

Amadea a fazer escala no Porto Santo em agosto ? Alguem esta a gozar :P

Guarete Figueira - Instantes disse...

Excelentes fotografias Filipe!. Tenho quase a certeza de que verei num outro site, alguma destas fotografias destacada pela sua originalidade, hehehe... e porque não.... por ser Madeira Capital dos Cruzeiros, como bem o dizes!.

Cumprimentos e um maravilhoso 2010!.

Luís Filipe Jardim disse...

Agradeço as vossas simpáticas considerações ao blogue (textos e fotos). Servem uma vez mais de incentivo a continuar em 2010. É realmente minha preocupação contribuir para a divulgação dos cruzeiros na Madeira. A todos um BOM ANO!!!