sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Um dos dias mais esperados

É uma das mais famosas passagens de ano. Um destino turístico com mais de 200 anos que associa ao magnífico espectáculo pirotécnico aquela que é a mais antiga concentração de navios de cruzeiro. A 31 de Dezembro, o Funchal é a capital mundial dos cruzeiros. Não há outra data assinalada ou evento que faça reunir todos os anos uma frota de paquetes. Só mais recentemente, Copacabana, no Brasil, junta a partir do fim do dia uma frota de navios para assistir a um espectáculo pirotécnico. Na Madeira, a festa começa bem cedo. Os navios chegam logo pela manhã, ainda noite, e em alguns anos, até na véspera ou mesmo na revéspera. Ainda me recordo do primeiro ano que comecei a fotografar regularmente os navios. Em 1984. Muito esperei pelo primeiro Diário de Notícias do mês de Dezembro para saber a lista de navios esperados. Esse fim do ano foi dominado pelos paquetes soviéticos, fretados por operadores ocidentais. Entre 9 paquetes, apenas 2 não tinham bandeira da União Soviética. O polaco Stefan Batory e o norueguês Black Prince eram a excepção. No Funchal, estavam 3 gémeos da classe Belorussiya. Além do navio que dá o nome ao grupo, atracaram no molhe da pontinha o Leonid Brezhnev e o Azerbaydzhan. No cais norte, o Estonia.Ao largo, outros dois gémeos, Shota Rustaveli e Taras Shevchenko, a que se juntava o Fedor Shaliapin. O antigo paquete da Cunard viria também no ano seguinte, com o navio-almirante da URSS, o Maksim Gorkiy, e com o inglês Canberra, que fazia em 1985 o seu primeiro fim do ano na Madeira. Todos os anos os entusiastas de navios, madeirenses ou não, gostam de saber quais são os paquetes do fim do ano na Madeira. Este ano de 2011, 9 navios vão estar ao largo da baía do Funchal: AIDAbella, AIDAsol, Aurora, Boudicca, MSC Fantasia, Princess Danae, Queen Elizabeth, Saga Pearl II e Saga Ruby. Os navios MSC Fantasia, Princess Danae, Saga Pearl II e Saga Ruby chegam ao fim do dia para ao largo da baía assistirem ao fogo de artifício. Destes, apenas o Saga Ruby não vai atracar no dia seguinte. O navio da Saga irá apenas pairar no fim de uma viagem de natal e fim do ano que incluiu escala no Funchal de 24 para 25 de Dezembro. O Princess Danae visitará pela primeira vez o Porto Santo a 31 de Dezembro de onde parte pela tarde para o Funchal. Um dia memorável para todos e em particular para os entusiastas de navios que não fazem questão de perder esta única concentração de paquetes que muito nos deve orgulhar enquanto madeirenses!

5 comentários:

Margaret disse...

What an exciting evening on the 31st with so many ships in the harbor!
I wish I were there!
Have a wonderful 2012.

Luis Paulo disse...

Grande nostalgia ao ver essa foto da entrada do Canberra com a ajuda do Ponta do Pargo e Ponta do Garajau, assim como as silhuetas dos que se aproximavam da nossa baía.

Nasci no ano que o Luis Filipe Jardim começou a tirar fotografias aos navios mas não demorou muito tempo que eu próprio ganhasse essa paixão.

Poderia dizer que recordo com saudade todos os dias 31 de Dezembro em que me levantava por volta das 6 da manhã e vinha de binóculos para a varanda olhar para o horizonte e ver se as silhuetas de luz já se aproximavam. Muitas vezes com o desconsolo de verificar que alguns já tinham mesmo atracado e fintado o horário que vinha no DN :)

Mas esses tempos não deixam saudades. Porque hoje, mais de 20 anos depois, faço exactamente o mesmo todos os 31 de Dezembro e com mais gosto que nunca.

Um bem haja ao Luis Filipe Jardim e nunca deixe esmorecer este gosto pelos barcos na nossa Pontinha.

Azul-e-Branco disse...

Viva Filipe.... Travessa do Lazareto, esse berço de observadores de navios.... eu acima da Olaria Velha... lembro-me perfeitamente do f ano de que falas 1984.... 1988... um grande temporal.... 1981 a 1ª escala do Astor... mas o q mais me marcou, foi o de 1983.... pela 1ª vez desde q me lembro, um Fred Olsen ficava a tarde toda e via o fogo... o (então) Black Watch atracou lá atrás... e seguiam-se... o Batory, Alexander Puskin, Leonid Brehznev (saiu p o largo p dar lugar ao Ivan Franko)... e o Taras Shevechenko. No cais Norte o Estonia ou o Mikail Kalin... O último ano em q os sovieticos da classe Ivan Franko tiveram o casco negro... E é isso... hoje, já n há mto entusiasmo da mh parte, os navios são todos...iguais, quais blocos de apartamentos, sem qq preocupação estética... mandam os números: 1 comandante para 4000 passageiros.... antes.. era 1 comandante para 600.. é a vida! Bom 2012! Marco Nunes

Pedro Teixeira disse...

Parabéns por mais um ano repleto de novidades no seu blog Sr. Luis Filipe. Um blog recheado de boa informação e extremamente interessante. Obrigado e Feliz 2012

Luís Filipe Jardim disse...

Obrigado pelos vossos comentários e pelo facto de seguirem o blog. Todos temos referências e isso é muito importante. Os navios marcam também o nosso tempo, a história de cada um. E mais ainda para quem tem e teve o privilégio de ver os navios de casa, de acompanhar essa azáfama de um porto com a história, do nosso porto, da nossa bela cidade do Funchal. Margaret, thanks for your comment. Come for 31st of December 2012 and see this fantastic day at Madeira. Luis Paulo, Marco, Pedro, continuem a acompanhar a vida marítima do nosso porto. Ver os navios que cruzam épocas e histórias é um bálsamo para a alma. Se me lembro da travessa do lazareto onde vivi a minha infancia e juventude, também a ver os navios. Bem haja a todos. Um grande 2012 repleto de coisas e de momentos bons!