segunda-feira, 24 de março de 2008

ZUIDERDAM estreia em dia de movimento

O navio de cruzeiros holandês Zuiderdam, da Holland America Line, fez hoje a primeira escala na Madeira, num dia de intenso movimento de navios de cruzeiro no Porto do Funchal, com 5 paquetes de turismo. O Zuiderdam está fundeado atrás do molhe da pontinha, tendo a proa voltada para leste, atendendo à dominância dos ventos. Esta é também a estreia do Zuiderdam na Europa, onde o navio vai operar até Outubro em viagens pelo Mediterrâneo.Este cruzeiro transatlântico começou em Fort Lauderdale e termina em Civitavechia. Nesta escala o Zuiderdam é procedente de Half Moon Cay, ilha nas Bahamas da Holland America Line, seguindo para Casablanca, Marrocos. A acompanhar a estreia do Zuiderdam estão os navios AIDAdiva, Oceana, Athena (atracados no molhe da pontinha) e Thomson Destiny (no terminal norte do Porto do Funchal, imagem Netmadeira).

9 comentários:

Anónimo disse...

Wuao!!!. Lindas fotos!!!. Especialmente a que o nosso amigo Bart publicou no seu maravilhoso site. Muitos... muitos parabéns, especialmente por este fantástico blog que visito com muita frequência!.
Goretti Figueira.

Luís Filipe Jardim disse...

Obrigado pelo comentário. É sempre gratificante receber a opinião favorável a algo que faço com muito prazer e dedicação: fotografar os navios! Quando comecei a fotografá-los em 1984 encontrava poucos entusiastas que o faziam. Agora, é com muito gosto que vejo que pessoas como a Goretti também se dedicam a fotografar os navios!
Luís Filipe

Anónimo disse...

Muito bem! Gostei de ver uma foto desta qualidade,num conhecido site de navios como é este. Se a Holland America Line vê esta foto do Zuiderdam, não tenho dúvidas que te vão pedir...!

Paulo Rodrigues

CELTA MORGANA disse...

Bonito blog

Luís Filipe Jardim disse...

Obrigado pelos comentários! É agradável receceb um elogio a uma fotografica, serve sobretudo de incentivo a continuar e a fazer coisas novas! O navio estava em boa posição, a luz ajudou, as pessoas na piscina... e o contraste piscina-mar! Penso que é uma fotografia boa para a Holland America e também para o Turismo e Portos da Madeira! Um dos objectivos deste blogue é exactamente colaborar na promoção turística da Madeira e do nosso porto!
Luís Filipe Jardim

Luis disse...

O Aida Diva regressou à baía do Funchal poucos minutos depois de ter partido. Por acaso alguém saberá o motivo?

Anónimo disse...

perfctt

Luís Filipe Jardim disse...

Creio que terá aproximado para embarque de um passageiro atrasado...

Luis disse...

Caro Luís Filipe Jardim, obrigado pela sua resposta. Deverá ter sido então essa a razão. O facto de ter sido a lancha do piloto a ir até ao navio levou-me a pensar que o mesmo iria atracar novamente devido a algum tipo de avaria. Se tal acontecesse, ficaríamos com 4 lindos navios de noite, o que até poderia ser uma noite de fim de ano antecipada.


Não tivemos isso, mas tivemos uma passagem engraçada junto ao Zuiderdam após esse episódio.