quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Amera, da Phoenix Reisen, estreia na Madeira


O navio de cruzeiros Amera visitou pela primeira vez a Madeira na passagem de ano 2019/2020, após ter estreado também no Porto Santo, no dia 31 de dezembro.

O ex-Prinsendam entrou ao serviço do operador alemão Phoenix Reisen em julho de 2019. Construído em 1988, para a Royal Viking Line, navegou como Royal Viking Sun para esta empresa e também para a Cunard, sendo transferido para a Seabourn em 1999, passando a chamar-se Seabourn Sun. Depois foi transferido para a Holland America Line, alterando o nome para Prinsendam.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Momentos de fim do ano no porto do Funchal











Baleeiras ligaram navios à cidade

 Milhares de passageiros visitaram a cidade do Funchal e a ilha da Madeira depois de desembarcarem através das baleeiras dos respectivos navios. Alguns com viagens longas, tal foi a distância a que os paquetes ficaram dos pontos de desembarque. Os postos de fogo no mar condicionaram esta operação. Eram longas e demoradas as filas de passageiros em terra. Uma situação a rever, a bem da imagem do destino e do porto do Funchal.















Festa de paquetes, com recorde de 13 navios de cruzeiros


A famosa concentração de paquetes na Madeira juntou 13 navios de cruzeiros na noite de São Silvestre. Ocean Majesty e Aurora foram os primeiros a chegar, atracando no dia 30 de dezembro.


Na manhã do último dia do ano chegaram ao Funchal os paquetes Zenith, AIDAStella, Mein Schiff 3, Saga Saphire, Columbus, Queen Victoria, Marco Polo e Marella Explorer.






















Pela tarde, aproximou ao porto o navio Balmoral, seguindo-se pela noite os paquetes Amera e AIDAcara. O recorde de 12 escalas pertenciam aos fins de ano de 1969, 2007 e 2013. 











Um recorde batido com estes 13 navios, na passagem de ano 2019/2020. Só em 1968 é que eram esperados 14 paquetes, mas um forte temporal afastou esta frota da Madeira e o fogo de artifício foi adiado.