
No dia em que o maior navio de cruzeiros do mundo partiu da Finlândia rumo aos Estados Unidos, após entrega à Royal Caribbean, 28 de Outubro de 2010, o porto do Funchal recebeu a visita dos navios Oceana, Century e Grand Mistral.
O navio de cruzeiros Thomson Dream visita pela primeira vez a Madeira com este nome depois de muitas escalas na ilha como Costa Europa. A estreia com as cores da Thomson está prevista para 13 de Dezembro, de Leixões para Antigua, em cruzeiro transatlântico da Europa para as Caraíbas, onde vai estar baseado.
Esta será a primeira viagem depois da remodelação pelos estaleiros alemães Blom & Voss, em Hamburgo.
Clique sobre a palavra CUNARD e veja a cerimónia de inauguração do Queen Elizabeth, cuja madrinha foi a Rainha Isabel II, de Inglaterra.
O navio de cruzeiros Grand Voyager, da Iberojet, repete no verão de 2011 as viagens pela Peninsula Ibérica, Madeira, Canárias e Marrocos. No entanto, o navio altera o itinerário efectuado em 2010 substituindo o porto de Portimão por Lisboa. O navio larga de Vigo com destino a Lisboa, seguindo-se escalas no Funchal, Agadir, Casablanca e Cádis. A estadia no porto do Funchal é também reduzida a 5 horas e igualmente o numero de cruzeiros, com a programação de 11 viagens de 7 noites com partidas de Vigo entre 12 de Junho de 2011 e 21 de Agosto. Haverá também embarques em Lisboa e Funchal.
O porto do Funchal recebeu de Janeiro a Setembro deste ano um total de 181 escalas, mais 25 em relação a igual periodo do ano passado. Em 2009, os 9 primeiros meses do ano registaram um total de 156 escalas. Esta semana o Funchal verificou um interessante movimento de paquetes de turismo com as escalas dos navios AIDAblu, MSC Armonia, Costa Luminosa, AIDAcara e Ventura. Fotografia: Marcial Fernandes