sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Manhã de cruzeiros na estreia do Costa Fascinosa


 O navio de cruzeiros italiano Costa Fascinosa, da Costa Crociere, visitou hoje pela primeira vez a ilha da Madeira, em viagem de Cádis para Tenerife. Das Canárias, o paquete construído este ano pelos estaleiros italianos Fincantieri segue rumo ao Brasil, onde vai operar no verão de terras de vera cruz.


 Proveniente de La Palma, o navio Hamburg fez hoje no Funchal a sua segunda escala com este nome, depois de ter visitado por diversas vezes a Madeira como C.Columbus, ao serviço da Hapag Lloyd. Operado agora pelos alemães da Plantours, o Hamburg visita este sábado pela primeira vez a ilha do Porto Santo, ido do Funchal.

 Também esta sexta-feira estiveram no Funchal os paquetes Crystal Serenity, da Crystal Cruises, em viagem de Lisboa rumo às Caraíbas, e Braemar, da Fred Olsen, em cruzeiro de Dover para as Canárias, onde vai estar baseado nos próximos meses.

 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Queens na Madeira no ShipParade para todo o mundo

O site ShipParade publica mais um conjunto de imagens na Madeira e da última visita em simultâneo do Queen Mary 2 e Queen Victoria, da Cunard. Um site que vale sempre a pena visitar.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Norwegian Spirit pela primeira vez

 O navio de cruzeiros da NCL visitou pela primeira vez a Madeira, em viagem de Barcelona para Tenerife. Até Abril, o Norwegian Spirit vai efectuar uma série de cruzeiros à partida de Barcelona e Málaga que incluem escalas no Funchal, Santa Cruz de Tenerife e Arrecife,Lanzarote.
No último inverno, estas viagens foram realizadas pelo Norwegian Jade. O Norwegian Spirit era o Superstar Leo, tendo sido construído nos estaleiros alemães Meyer Werft em 1998. Com 76.853 toneladas de arqueação bruta e 268,8 metros de comprimento, o Norwegian Spirit tem capacidade para cerca de 2000 passageiros em ocupação dupla.
 Também hoje esteve no Funchal o navio italiano Costa Mediterranea, da Costa, de Málaga para Antígua, numa viagem posicional para as Caraíbas onde volta a estar baseado no verão da América latina.

 

Ainda o encontro histórico dos Queens

Um concerto de apitos na largada do Queen Victoria que passou pelo Queen Mary 2 com uma troca de silves digno de um encontro de dois navios de uma prestigiada companhia como a Cunard. Uma data a recordar e que já faz parte da rica história do porto do Funchal.






 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Primeiro encontro de Queens na Madeira

 Queen Mary 2 e Queen Victoria estão juntos na Madeira. É o primeiro encontro de Queens na Madeira apesar de não ser o primeiro da Cunard no Funchal.
  Em Abril de 2004, o Queen Mary 2, na sua segunda escala no Funchal, esteve com o Caronia, ex-Vistafjord, actual Saga Ruby. No fim da década de oitenta, o Vistafjord, com as cores da Cunard, também esteve na Madeira com o Cunard Princess.
 É sempre um acontecimento o encontro em porto ou em alto mar de dois navios da mesma companhia. Um acontecimento que se vai tornando mais frequente uma vez que as frotas das companhias são maiores e o número de viagens por ano também maior.
 O Queen Mary 2 está no Funchal pela quinta vez, em viagem de Southampton para La Palma. O Queen Victoria está a efectuar uma viagem de Barbados para Southampton.

 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Queen Victoria by night at Madeira island

 O paquete da Cunard dá esta noite mais brilho à bonita baía do Funchal, Madeira.

 

Queen Victoria passa noite no Funchal

 O paquete da Cunard vai passar a noite na Madeira que amanhã recebe o navio-almirante da companhia, o Queen Mary 2.


À entrada no Funchal cruzou-se com o Balmoral da Fred. Olsen que esteve hoje na Madeira juntamente com o AIDAbella, da Aida, Independence of the Seas, da Royal Caribbean, e Sea Cloud que passou a noite no Funchal.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Regresso com novos nomes

Num dia em que o porto do Funchal recebe 4 navios de cruzeiro, dois destes navios voltam à Madeira com novos nomes, novas cores, ao serviço das suas mais recentes companhias de cruzeiros.
O Saga Saphire, da Saga Cruises, era o Europa, de 1981, da Happag Lloyd, tendo navegado também para a Pullmantur e para a Croisières de France. Já o Columbus 2 navega agora fretado pelos alemães da Hapag Lloyd, os armadores originais do Europa de 1981, actual Saga Saphire.
 O Columbus 2, de 1998, ex-ROne, é o primeiro de um grupo de oito navios gémeos construídos para a extinta Renaissance Cruises. Mais tarde integrou a Oceania Cruises como Insignia, para quem volta concluído o contrato de fretamento com a Hapag Lloyd.
Estes dois navios estão hoje no Funchal com o Ventura, da P&O Cruises, e com o Sea Cloud, que chega durante a tarde. 
Uma terça-feira no porto do Funchal com 4 navios de cruzeiro, o mesmo número do movimento verificado ontem, segunda-feira. Além das habituais escalas semanais do Thomson Dream, da Thomson Cruises, do Adventure of the Seas, da Royal Caribbean, e do AIDAsol, que passou a noite no cais norte, o AIDAvita também visitou a Madeira. 


domingo, 4 de novembro de 2012

Oceana e AIDAsol juntos no Funchal

 Navios da P&O Cruises e Aida Cruises com passageiros ingleses e alemães, que estão em maioria entre os mais de 500 mil passageiros que em 2011 visitaram a Madeira em cruzeiro.
 O Oceana está no Funchal procedente da Corunha e tem como destino Tenerife, ilha de onde é proveniente o AIDAsol, que segue amanhã para La Palma, também nas Canárias.
 

sábado, 3 de novembro de 2012

Ondulação não afastou 3 navios de cruzeiro

 Nem a ondulação de 3 a 4 metros de sudoeste impediu a escala no porto do Funchal dos navios Nieuw Amsterdam, AIDAbella e Seadream I, que manobraram pelos seus próprios meios em condições de segurança.

 O paquete holandês atracou pela priemira vez no Funchal depois de ter ficado fundeado ao largo na primeira visita à Madeira e de numa segunda escala ter primeiro cancelado e depois pairado ao largo para desembarque de urgência médica. O navio da Holland America Line viaja de Lisboa para Fort Lauderdale onde vai ficar baseado.
O paquete da AIDA passou pelo Funchal num cruzeiro de Casablanca para Las Palmas, enquanto o "yacht cruiser" Seadream I visitou a Madeira numa viagem posicional de Lisboa para Barbados.
Curiosamente, Seadream I, ex-Sea Godess I, de 1984, e Nieuw Amsterdam ,de 2010, eram procedentes de Lisboa e atravessam juntos o Atlântico.