sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Um dos dias mais esperados

É uma das mais famosas passagens de ano. Um destino turístico com mais de 200 anos que associa ao magnífico espectáculo pirotécnico aquela que é a mais antiga concentração de navios de cruzeiro. A 31 de Dezembro, o Funchal é a capital mundial dos cruzeiros. Não há outra data assinalada ou evento que faça reunir todos os anos uma frota de paquetes. Só mais recentemente, Copacabana, no Brasil, junta a partir do fim do dia uma frota de navios para assistir a um espectáculo pirotécnico. Na Madeira, a festa começa bem cedo. Os navios chegam logo pela manhã, ainda noite, e em alguns anos, até na véspera ou mesmo na revéspera. Ainda me recordo do primeiro ano que comecei a fotografar regularmente os navios. Em 1984. Muito esperei pelo primeiro Diário de Notícias do mês de Dezembro para saber a lista de navios esperados. Esse fim do ano foi dominado pelos paquetes soviéticos, fretados por operadores ocidentais. Entre 9 paquetes, apenas 2 não tinham bandeira da União Soviética. O polaco Stefan Batory e o norueguês Black Prince eram a excepção. No Funchal, estavam 3 gémeos da classe Belorussiya. Além do navio que dá o nome ao grupo, atracaram no molhe da pontinha o Leonid Brezhnev e o Azerbaydzhan. No cais norte, o Estonia.Ao largo, outros dois gémeos, Shota Rustaveli e Taras Shevchenko, a que se juntava o Fedor Shaliapin. O antigo paquete da Cunard viria também no ano seguinte, com o navio-almirante da URSS, o Maksim Gorkiy, e com o inglês Canberra, que fazia em 1985 o seu primeiro fim do ano na Madeira. Todos os anos os entusiastas de navios, madeirenses ou não, gostam de saber quais são os paquetes do fim do ano na Madeira. Este ano de 2011, 9 navios vão estar ao largo da baía do Funchal: AIDAbella, AIDAsol, Aurora, Boudicca, MSC Fantasia, Princess Danae, Queen Elizabeth, Saga Pearl II e Saga Ruby. Os navios MSC Fantasia, Princess Danae, Saga Pearl II e Saga Ruby chegam ao fim do dia para ao largo da baía assistirem ao fogo de artifício. Destes, apenas o Saga Ruby não vai atracar no dia seguinte. O navio da Saga irá apenas pairar no fim de uma viagem de natal e fim do ano que incluiu escala no Funchal de 24 para 25 de Dezembro. O Princess Danae visitará pela primeira vez o Porto Santo a 31 de Dezembro de onde parte pela tarde para o Funchal. Um dia memorável para todos e em particular para os entusiastas de navios que não fazem questão de perder esta única concentração de paquetes que muito nos deve orgulhar enquanto madeirenses!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Novos e clássicos, juntos

Idades e gerações diferentes, juntos no porto do Funchal. Mas, curiosamente, ambos registados nas Bahamas e de construção alemã. O Marco Polo , ex-Aleksandr Pushkin, nasceu em 1965,em Wismar, na antiga república democrática da Alemanha (estaleiros Mathias-Thesen-Werft), enquanto o Norwegian Jade , de 2006, é uma das produções dos estaleiros Meyer Werft, Papenburg, na Alemanha ocidental.
À espera dos cerca de 3000 turistas que hoje passam pela Madeira, uma concentração de automóveis clássicos, junto à praça do mar, na avenida Sá Carneiro. Eventos como este marcam qualquer turista que associam a sua viagem a momentos como este.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Paquetes dos anos oitenta

Thomson Destiny e Balmoral são navios da década de oitenta, separando-os 6 anos de idade. O navio da Thomson foi originalmente encomendado aos estaleiros finlandeses Wartsila, actuais STX Europe, pela Royal Caribbean Cruise Line, com o nome Song of America, tendo entrado ao serviço em 1982, sendo o quarto navio desta companhia de origem norueguesa.
Em 1999 passou a ser operado pela SunCruises que o designou de Sunbird, recebendo o actual nome desde que faz cruzeiros para a Thomson, que afretou o navio ao proprietário, o grupo Louis Cruises. O Balmoral da Fred. Olsen era o Crown Odyssey, da Royal Cruise Line, a quem foi entregue em 1988 pelos estaleiros alemães Meyer Werft. Depois, em 1996, foi transferido para a NCL, cujo grupo detinha a companhia norueguesa desde 1989, passando a chamar-se Norwegian Crown. No ano 2000 foi transferido para a Orient Lines voltando a ter o seu nome original mas agora de casco azul. Em 2003 voltou a ser operado directamente pela NCL, uma vez mais como Norwegian Crown,tendo sido introduzido um salão acima da ponte de comando que fez perder o equilibrio do seu desenho original.
Em 2006, foi vendido à Fred. Olsen que optou por alongar o navio, nos estaleiros Blom & Voss, sendo baptizado de Balmoral.

Britânicos na primeira oitava

Thomson Destiny, da Thomson, e Balmoral, da Fred. Olsen, fazem escalam nesta primeira oitava no porto do Funchal, na grande maioria com passageiros britânicos.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Saga Ruby na noite de Natal

O navio de cruzeiros da Saga passa a noite de Natal na ilha da Madeira. Tendo chegado na manhã de dia 24 de Dezembro, programou a sua partida para pouco antes das 7 da manhã de 25 de Dezembro. Esta não é a primeira que um navio da Saga passa a noite de Natal no Funchal, tendo acontecido também com o Saga Rose, entretanto desmantelado. Uma companhia amiga da Madeira e que se junta a nós na festa do natal madeirense.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Phoenix Reisen no Funchal

A Madeira voltou a receber em simultâneo navios da mesma companhia. Este 23 de Dezembro, os paquetes Albatros e Amadea, da Phoenix Reisen, que estão a fazer a volta ao mundo, sendo o Funchal o primeiro porto de escala destas viagens de circum-navegação. Ambos largaram de Hamburgo. Fotografias: Nuno Jesus

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Meyer Werft no Funchal

Uma autêntica delegação alemã dos estaleiros Meyer Werft está hoje no porto do Funchal.
Não é a primeira vez que se junta na Madeira uma frota de navios construidos nos estaleiros alemães que lideram a carteira mundial de encomendas de paquetes de cruzeiro. Norwegian Jade, da NCL, Mein Shiff, ex-Galaxy, da Tui, e AIDAsol, da Aida, visitam a Madeira em viagens pelo Mediterrâneo ocidental, Marrocos e Canárias, onde estão baseados neste inverno de 2011/12. Os estaleiros Meyer Werft são tema de capa da revista Cruzeiros, na sua edição nº4, referente ao último trimestre deste ano e que está à venda nas bancas em Portugal.