segunda-feira, 25 de julho de 2011

Primeira escala Artania Quase um novo navio


O navio de cruzeiros Artania, da Phoenix Reisen, faz hoje a primeira visita à ilha da Madeira com o seu novo nome. Uma escala procedente de Tenerife e com destino ao Porto Santo, onde o paquete operado pela empersa alemã faz a sua primeira escala de sempre, amanhã, 26 de Julho. Com esta nova vida, o Artania ganhou e muito. Até parece um navio novo. As beneficiações efectuadas no paquete, que incluiram a adição de novos camarotes com varanda, dignificaram um navio que pouco aparenta ter já 27 anos.
Quando foi construído em 1984, nos estaleiros finlandeses Warsila, actuais STX Europe, o Royal Princess era um navio conceptualmente avançado para a época. Além de linhas modernas, estilo iate, todos os camarotes eram exteriores, o que acontecia pela primeira vez. Vejam-se navios construidos nos anos 80 que parecem muito mais velhos do que o actual Artania. A primeira visita à Madeira do Royal Princess foi a 22 de Abril de 1989, como documenta a fotografia, numa viagem das Caraíbas para a Europa, tendo coincidido a sua escala com a visita do Canberra, num encontro de dois navios do mesmo grupo, a P&O Princess Cruises. É bom recordar esses tempos e ver que ainda há navios que ficaram desses tempos e com dignidade, como é o caso do Artania, ex-Artemis, ex-Royal Princess, cujas alterações efectuadas não romperam com a linha original do navio, o que vai sendo raro com a ambição de mais e mais camarotes.
Muita vida ao Artania! Só recordar, infelizmente, que tantos paquetes portugueses com menos de 20 anos acabaram na sucata, como o saudoso Santa Maria. Um navio de sucesso que será sempre recordado, também, por ter sido baptizado pela princesa Diana, a madrinha original do Royal Princess.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Navio-modelismo Sábado, concentração em Água de Pena


Um grupo de entusiastas liderado pr Rui Afonso realiza no próximo sábado uma concentração de NAVIOMODELISMO, aberta a todos os modelistas que queiram participar. Inclui várias regatas com início às 14H30 de 23 Julho, sábado, no "Lago Água de Pena" As fichas de inscrição estão disponíveis na loja Afonso-Modelismo C.C.Olimpo, avenida do Infante, Funchal, até 22/07/11.

PROGRAMA DA PROVA

Treinos livres durante a manhã até ás 13h00 almoço no recinto Facultativo

• Aviso de largada da 1ª Regata 10 concorrentes 14h25
• Prova de perícia Largada 1º concorrente 14h30
• Aviso largada 2ª regata 10 concorrentes 15h10
• Prova de perícia Largada 11º concorrente 15h15

• Prova de manobras na Marina 15h45

• Entrega de prémios 17h30

domingo, 17 de julho de 2011

Novo Hamburg Na Madeira e Porto Santo em 2012

Depois de deixar a Happag Lloyd, o actual C. Columbus passará a chamar-se Hamburg sendo operado pela Plantours & Partners, da Alemanha. O navio visita a Madeira pela primeira vez com o novo nome em 24 de Novembro de 2012, numa viagem de 12 noites que começa em Nice e termina em Tenerife. Desta ilha parte para uma viagem aos arquipélagos das Canárias e Madeira, voltando ao Funchal a 30 de Novembro, procedente de La Palma e com destino ao Porto Santo onde escala no dia seguinte, a 1 de Dezembro de 2012, de onde larga para Gran Canaria. Antes do regresso a Tenerife visita as ilhas de La Gomera e Lanzarote. O C. Columbus deixa a frota da Hapag Lloyd para integrar em Maio do próximo ano a Plantours & Partner que opera presentemente o Vistamar. A frota alemã de navios de cruzeiros recupera um grande nome da marinha mercante da Alemanha, cujo último Hamburg data de 1969, construído para a Deutsche Atlantik Linie, tendo pouco tempo depois alterado o nome para Hanseatic. Mas este paquete de chaminé quase inédita, ficaria mais conhecido como o navio-almirante da frota soviética de paquetes, o Maksim Gorkiy, anos depois Maxim Gorkiy.

sábado, 16 de julho de 2011

Regresso só em 2012 Funchal cancela escala no Funchal

Com os trabalhos de modernização atrasados, o navio de cruzeiros Funchal cancelou o programa de cruzeiros para 2011 que incluia uma viagem à Madeira e Porto Santo com partida de Lisboa a 29 de Agosto para assinalar os 50 anos de vida do mais antigo paquete português. Imobilizado em Lisboa desde Setembro de 2010, o Funchal apenas deve regressar ao serviço em 2012 concluidos os trabalhos de reconversão para cumprir as normas da convenção SOLAS 2010. Na imagem , o Funchal atracado à ponte-cais da Matinha, em Lisboa, por Luís Miguel Correia

CRUZEIROS Nº3 NAS BANCAS

A revista Cruzeiros nº3 está desde este fim de semana à venda nas bancas por todo o país. Em destaque o Carnival Magic, o navio 100 do grupo Carnival, o maior do mundo. São temas de capa o serviço freestyle da NCL que está na origem da nova era de cruzeiros iniciada em finais dos anos 60 nas Caraíbas. Os cruzeiros de rio, cada vez mais procurados, fazem também mancehte nesta edição da Cruzeiros. A maior opção de actividades de desporto a bordo dos navios é outro dos assuntos abordados na Cruzeiros 3, tal como os camarotes de varanda que são cada vez procurados pelos turistas. Referência ainda para os artigos históricos sobre as ligações maritimas de passageiros para o Brasil e para o navio Eugénio C que tantas escalas fez nos portos portugueses desde as carreiras regulares para a América latina até às viagens de cruzeiro.