segunda-feira, 24 de maio de 2010

Celebrity Eclipse pela primeira vez

O mais recente navio de cruzeiros da Celebrity visitou hoje pela primeira vez a ilha da Madeira. Uma viagem de Southampton para Tenerife. A efeméride foi registada pela APRAM, JFM e CEN.O Celebrity Eclipse foi entregue este ano à Celebrity pelos estaleiros alemães Meyer Werft, sendo o terceiro navio da classe Celebrity Solstice.Com capacidade para 2.850 passageiros, o navio da Celebrity tem 122.000 toneladas de arqueação bruta e mede 314.8 m de comprimento.

sábado, 22 de maio de 2010

3 navios de cruzeiro, um ao largo

Em simultâneo no porto do Funchal, os navios de cruzeiro Costa Mediterranea, da Costa, Noordam, da Holland America Line e Asuka II, da Nippon Cruises. Os condicionamentos de calado no terminal norte para o navio Asuka II, terão pesado na decisão de optar pelo fundeamento do paquete Noordam, o segundo da Holland America Line a ficar ao largo. O paquete da Holland America está a efectuar uma viagem posicional da Florida para o Mediterrâneo, de onde parte, logo, para a Namíbia onde depois servirá de hotel flutuante para o campeonato do mundo de Futebol na África do Sul.O Costa Mediterranea está a efectuar uma viagem desde Savona ao Mediterrâneo ocidental, Marrocos, Canárias e Madeira.

Estreia do Asuka II no Funchal

O navio de cruzeiros japonês Azuka II, da Nippon Cruises, do Grupo NYK Line, visitou hoje pela primeira vez a ilha da Madeira com o actual nome. Uma escala integrada no cruzeiro de volta ao mundo iniciada no Japão rumo a ocidente, via Canal do Suez. Procedente de Lisboa e com destino a Tenerife, o Asuka II faz agora a viagem transatlântica rumo a Hamilton, Bermudas, de onde segue para Nova Iorque. Depois, faz escala em algumas ilhas das Caraíbas antes de atravessar o canal do Panamá e subir a costa oeste dos Estados Unidos até ao Alasca. O navio japonês esteve pela primeira vez na Madeira em Abril de 1992, então como Crystal Harmony. O navio foi entregue em 1990 à Crystal Cruises, do grupo NYK Line, pelos etsaleiros Mitsubishi Heavy Industries , do Japão.Em 2006 foi transferido para a Nippon.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Kristina Katarina no Funchal em 2011

O novo paquete da Kristina Cruises, da Finlândia, visita pela primeira vez a ilha da Madeira a 17 de Maio de 2011, em viagem de cruzeiro de Ceuta para a ilha Terceira, Açores. O Kristina Regina era o navio soviético Konstantin Simonov de 1982 tendo ainda navegado para a Mano Cruises, de Israel, como Iris. Fotografias: Kristina Cruises e Luís Filipe Jardim

domingo, 16 de maio de 2010

Mariner of the Seas pela Madeira em 2011 e Liberty of the Seas por Tenerife

No ano recorde de operação da Royal Caribbean na Europa, em 2011, destacam-se as estreias no velho continente dos navios Liberty of the Seas e Mariner of the Seas. O segundo navio da classe Freedom faz ambas as viagens transatlânticas com escalas em Tenerife, enquanto o mais recente paquete da classe Voyager passa pela Madeira no cruzeiro posicional de regresso aos Estados Unidos. O Mariner of the Seas visita o Funchal a 31 de Outubro de 2011, depois da estreia em mares europeus, enquanto a viagem no sentido oeste-leste é realizada com escala nas Canárias. No próximo ano, a Royal Caribbean vai posicionar 11 navios na Europa, com destaque para o posicionamento simultâneo de dois navios da classe Freedom, o Independence of the Seas e o Liberty of the Seas. No Mediterrâneo, a Royal Caribbean baseou em Barcelona os navios Liberty of the Seas e Brilliance of the Seas, em Málaga o Adventurer of the Seas, em Roma os navios Mariner of the Seas, Navigator of the Seas e Splendour of the Seas e o Voyager of the Seas estreia Veneza como porto de embarque. No norte da Europa, o Independence of the Seas fará cruzeiros á partida de Southampton, o Jewel of the Seas desde Harwich e o Vision of the Seas com saídas de Oslo e Copenhaga.

domingo, 9 de maio de 2010

Oriana e Seadream I

O navio de cruzeiros Oriana, da P&O, visitou a Madeira em viagem de cruzeiro iniciada em Southampton de onde o paquete inglês era procedente e com destino a La Palma. O "yacht-cruiser" Seadream I escala o porto do Funchal numa viagem transatlântica de San Juan de Porto Rico, Caraíbas, para Málaga, Espanha.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

MSC estuda operação de verão à Madeira e Açores


A MSC procura novos itinerários e os arquipélagos da Madeira e dos Açores estão nos estudos da companhia italiana. Por ocasião da primeira escala em Ponta Delgada do MSC Poesia, Eduardo Cabrita, director da MSC em Portugal, afirmou que cruzeiros aos Açores, Madeira, Portugal continental e Norte de África resulta da necessidade de procura de "novos mercados", podendo esse circuito funcionar como alternativa ao Mediterrâneo, que apresenta uma concentração excessiva no Verão. Veja notícia do jornal Açoreano Oriental.

domingo, 2 de maio de 2010

Azura estreia na Madeira


O novo paquete da P&O fez hoje a primeira visita à ilha da Madeira em viagem de cruzeiro de Southampton para Tenerife.