sábado, 28 de novembro de 2009

Costa Concordia faz estreia na Madeira

Navio de cruzeiros italiano visitou hoje pela primeira vez o porto do Funchal, numa viagem posicional do Mediterrâneo para o Brasil, onde vai operar pela primeira vez.Fotografia: João Abreu

domingo, 22 de novembro de 2009

4 paquetes na cidade do Funchal

Arcadia, que chegou no dia anterior, Island Escape, que alterou em um dia a escala semanal na Madeira, AIDAluna e Boudicca são os visitantes deste domingo de Novembro do Porto do Funchal.

Arcadia e Vision of the Seas

Paquetes da P&O Cruises e Royal Caribbean atracados a 21 de Novembro no molhe da pontinha, numa fotografia de João Abreu.

domingo, 15 de novembro de 2009

3 navios de cruzeiro no Funchal

Astor, AIDAluna e Seas Cloud II visitam hoje a ilha da Madeira. Já o Independence of the Seas (conforme post publicado ontem) cancelou a escala no porto do Funchal, devido ao mau tempo, fazendo rumo directo de Southampton para Tenerife.

sábado, 14 de novembro de 2009

Navio Independence of the Seas cancela escala no Funchal devido ao mau tempo

O navio de cruzeiros Independence of the Seas, da Royal Caribbean, cancelou a escala de amanhã no porto do Funchal, devido ao mau tempo que o fez atrasar a viagem até à Madeira. Uma vez que o atraso implicava chegar ao porto do Funchal na hora de partida, o comandante do Independence decidiu fazer rumo directo a Tenerife. Na Madeira estavam passageiros e alguns tripulantes que iriam embarcar no navio e que terão agora de voar até às ilhas Canárias. Entretanto para amanhã estão previstas as escalas dos paquetes AIDAluna, Astor e Sea Cloud II. Quanto às escalas de hoje dos navios Marco Polo e Seabourn Pride , que não aconteceram, devem-se a um lapso de agendamento uma vez que o paquete da Transocean Tours está imobilizado para remodelações, já que vai integrar uma nova empresa, a Cruise and Maritime Voyages, e o navio da Seabourn está a efectuar cruzeiros na Ásia. A primeira escala na Madeira do Marco Polo, ao serviço dos ingleses, está prevista para Março. Ao serviço da nova empresa, o ex-Aleksandr Pushkin estará de regresso ao porto base de Tilbury, Inglaterra, onde operou afretado pelos soviéticos a operadores ingleses, como a CTC, que incluiam nos seus cruzeiros viagens com escalas no Funchal, nomeadamente no fim do ano, onde esteve com alguns dos seus irmãos gémeos, da classe Mikhail Lermontov.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Prince Albert II na Madeira em Abril de 2010

O navio de cruzeiros Prince Albert II, da SilverSea Cruises, visita pela primeira vez a ilha da Madeira a 22 de abril de 2010. Uma viagem de Lanzarote para Casablanca do luxuoso "yacht-cruiser" baptizado pelo Principe Alberto do Mónaco no ano passado, data de entrega deste navio que já teve vários nomes: Delphin Clipper, Sally Clipper, Baltic Clipper, Delfin Star e World Discoverer. O Prince Albert II tem 6.072 toneladas de arqueação bruta, mede 108,1 metros de comprimento fora-a-fora e tem capacidade máxima para 158 passageiros.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Wind Surf faz escala imprevista no Funchal, com Europa e Navigator of the Seas

O navio de cruzeiros à vela Wind Surf, da WindStar Sail Cruises, está no Funchal numa escala imprevista. O paquete à vela partiu de Lisboa com rumo a BridgeTown, Barbados, mas o bom tempo ganho na viagem desde a capital portuguesa permitiu que o comandante do navio oferecesse aos 112 passageiros a bordo esta inesperada visita à Madeira. O navio aproveita ainda para reabastecer água. Esta é a primeira escala no Funchal do Wind Surf depois de ter feito algumas passagens na Região com o nome Club Med 1. Acompanham esta estreia do Wind Surf os navios Europa e Navigator of the Seas.

domingo, 8 de novembro de 2009

Concerto de apitos na baía do Funchal


Infelizmente, são raras as vezes que os navios apitam à saída dos portos, numa razão que se desconhece ou que afinal apenas depende de cada um dos comandantes. Felizmente, hoje os 3 comandantes dos navios MSC Musica, Costa Luminosa e AIDAluna, juntaram-se num verdadeiro concerto de apitos aberto pelo navio da MSC já motivado pelos ares do Brasil para onde o navio segue para uma temporada de verão. Aos silves ecoados pelo MSC Musicajuntaram-se os apitos do Costa Luminosa, também respondidos pelo AIDAluna. Foi bonito de ouvir e de ver uma frota de paquetes se cumprimentar na baía do Funchal, à parte pertencerem a companhias de cruzeiro concorrentes. Apitos que acabam por ser do agrado de quem está em terra e sobretudo dos passageiros! Para mais tarde recordar!!!Veja e ouça o magnífico CONCERTO DE APITOS, clicando, num video gravado por João Abreu.

3 navios no Funchal dos 3 maiores estaleiros de paquetes de cruzeiro

MSC Musica, Costa Luminosa e AIDAluna, que hoje estão no Funchal, foram construídos em estaleiros líderes na indústria da construção naval de navios de cruzeiro. O italiano da MSC Crociere nasceu nos estaleiros franceses de St. Nazaire propriedade do grupo STX, detentor também dos estaleiros na Finlândia que construiram o Oasis of the Seas, o maior navio de cruzeiros de sempre. O paquete da Costa foi construído em Itália, nos estaleiros Fincantieri que tem sobretudo construido para companhias do Grupo Carnival, para as empresas Costa, Carnival Cruise Line, Holland America Line ou Princess Cruises. O AIDAluna foi igualmente construído noutro conceituado estaleiro, nos MeyerWerft, na Alemanha, que têm construido os paquetes da AIDA e também da Celebrity, entre outras encomendas de outras companhias. Curisosamente, apesar dos maiores grupos de cruzeiros do mundo estarem sedeados nos Estados Unidos da América, é na Europa que estão os líderes mundiais de construção naval de paquetes de cruzeiro, desde a STX Europe até aos Fincantieri, passando pelos Meyerwerft.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Grand Voyager com rebocadores

As últimas manobras nas escalas do navio Grand Voyager têm sido auxiliadas por rebocadores à proa e à popa. Razões técnicas no navio da Iberojet estarão na origem desta necessidade, verificada também hoje à largada, como documentam as fotos.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

terça-feira, 3 de novembro de 2009

3 navios, 3 companhias, um grande grupo económico


Estão hoje de visita à Madeira os navios Oceana, Costa Europa e AIDAvita, respectivamente, das empresas P&O Cruises, Costa e AIDA, todas do maior grupo económico de cruzeiros do mundo, a Carnival.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Seabourn Odyssey pela primeira vez

Estreia do Seabourn Odyssey no Funchal foi acompanhada pelos paquetes Marco Polo e Island Escape, além do AIDAluna, que chegou no domingo.Fotografias Seabourn Odyssey de Goreti Figueira

domingo, 1 de novembro de 2009

Duas estreias em mês recorde com 54 escalas de navios de cruzeiro

Entre as 54 escalas previstas para o mês de Novembro, há duas que merecem maior destaque uma vez que os navios Seabourn Odyssey e Sovereign visitam pela primeira vez a Madeira a 2 e 27 de Novembro, respectivamente. Novembro é por tradição um mês de muitas escalas no Porto do Funchal, não fosse esta uma época de viagens posicionais da Europa para as Caraíbas. Referência ainda para as escalas em simultâneo que voltam a acontecer, cada vez com mais frequência, conforme pode verificar na coluna à direita na previsão de escalas para Novembro. Nos dias 15 e 23, por exemplo, vão estar 5 navios de cruzeiro em simultâneo. Fotografias: Seabourn Odyssey (Seabourn Cruises); Sovereign: Autor do blog