sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

AIDAbella muda itinerário e altera escala no Funchal devido ao mau tempo

O navio de cruzeiros AIDAbella, da AIDA, alterou o itinerário do cruzeiro da próxima semana, com partida este sábado de Las Palmas, devido ao mau tempo previsto para esta região das Canárias e Madeira. O navio registado em Itália alterou também a chegada ao Funchal prevista para domingo para a próxima quarta-feira, pernoitando à mesma na Madeira, de onde larga na quinta-feira.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Foto da semana do Shipparade obtida no Porto do Funchal

Marcial Fernandes está de parabéns! É o autor da foto da semana do site de fotografia de navios de cruzeiro Shipparade, do holandês Bart de Boer. Uma fotografia obtida na escala inaugural do MSC Fantasia, com o navio Saga Ruby em manobra de atracação a 9 de Janeiro último. Uma vez mais fotografias de navios de cruzeiro no site Shipparade foram tiradas na Madeira por entusiastas de navios e da fotografia que levam assim pelo mundo fora, através da internet, o nome da Madeira e do Porto do Funchal. E com simples prémios de serem publicadas num dos sites mais vistos!

sábado, 17 de janeiro de 2009

MSC Magnifica lançado à água

O quarto navio da classe MSC Musica foi lançado ontem à água nos estaleiros STX de França, ex-Akeryards, ex-Chantiers de l´Atlantique, em St. Nazaire. O MSC Magnifica deixou a doca seca B movimentando-se para a doca Penhoet. A entrega deste navio está prevista para Março de 2010 e não para o fim deste ano como esteve inicialmente previsto, então com a viagem inaugural a incluir escalas em Lisboa e na Madeira, respectivamente, a 12 e 14 de Dezembro, durante um cruzeiro transatlântico . Este é o quarto navio de um grupo de paquetes de 93.000 TAB (MSC Musica, MSC Orchestra e MSC Poesia).

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Novo AIDAblu na Madeira em 2010

O segundo navio de cruzeiros com o nome AIDAblu vai efectuar um conjunto de escalas no Funchal na temporada de inverno 2010/2011, no ambito dos cruzeiros às Canárias e Madeira. A primeira visita ao Porto do Funchal está programada para o dia 9 de Setembro de 2010 em viagem de Cádis rumo a La Palma, num cruzeiro posicional depois da estreia no Mediterrâneo. Seguem-se depois, e a partir do dia 12 de Setembro, as escalas semanais com pernoita no Funchal e que são efectuadas nos últimos invernos pelos navios AROSAblu, depois denominado AIDAblu, e os paquetes AIDAdiva e agora AIDAbella. No Inverno 2009/2010 a empresa vai utilizar o terceiro navio desta classe, o AIDAluna em fase final de construção. Em 2010/2011 estes cruzeiros de Inverno à Madeira vão ser efectuados pelo AIDAblu de Setembro a Abril. A empresa alemã AIDA, do Grupo americano Carnival, decidiu recuperar o nome AIDAblu utilizando-o num novo navio com entrega prevista para 2010, o primeiro de uma nova classe de paquetes a serem construídos pelos estaleiros alemães Meyer Werft. Navios de 71.000 toneladas de arqueação bruta e capacidade para 2174 passageiros, ligeiramente maiores que os navios da classe AIDAdiva, que incluem ainda o AIDAbella e o AIDAluna (com entrega este ano). Quanto aos navios da classe AIDAblu, segue-se em 2011 e 2012 a entrega de outros dois navios gémeos. O primeiro AIDAblu é hoje o Ocean Village Two, que navegou originalmente com o nome Crown Princess e depois ArosaBlu e mais tarde AIDAblu.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

MSC Fantasia estreia no Funchal

O navio-amirante da MSC visitou pela primeira vez a Madeira em viagem de cruzeiro de Gibraltar para Tenerife. Este é o primeiro de uma nova classe de paquetes construídos em França para a italiana MSC. Na primeira visita ao Funchal do MSC Fantasia estiveram também os navios Saga Ruby e Black Prince.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

MSC de regresso ao fim do ano

A italiana MSC regressa ao fim do ano madeirense, em 2010. A 31 de dezembro do próximo ano está programada a escala do navio de cruzeiros MSC Splendida, gémeo do MSC Fantasia, com entrega prevista para este ano. Recorde-se que o novo MSC Fantasia, que escala a Madeira pela primeira vez a 9 de Janeiro, passou o último fim do ano em Lisboa. Caso tivesse atracação garantida no Funchal deveria ter feito rumo à Madeira. Noutros fins de ano os navios da MSC tiveram quase sempre de fundear.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Fotografias do Fim do Ano madeirense premiadas no Shipparade

Uma vez mais os entusiastas de navios e da fotografia contribuem para divulgar a Madeira e o Funchal como destino de cruzeiros. No site Shipparade a foto da semana é dedicada à concentração de paquetes no fim do ano, com 2 fotografias de navios em conjunto de autoria de Sérgio Ferreira e Luís Filipe Jardim, que através dos seus blogues e tal como outros entusiastas vão contribuindo para retratar a história do Porto do Funchal. Primeira foto de Sérgio Ferreia e segunda de Luís Filipe Jardim

sábado, 3 de janeiro de 2009

Novas escalas para 2009 e 2010

O Porto do Funchal continuará a atrair em 2009 e 2010 novas escalas de navios de cruzeiro. Para este ano estão previstas as estreias dos paquetes MSC Fantasia a 9 de Janeiro, Atlantic Star a 10 de Abril, Ruby Princess a 25 de Abril, Vision of the Seas a 27 de Abril, AIDAluna a 15 de Setembro, Costa Luminosa a 25 de Setembro, Tahitian Princess a 26 de Setembro, National Geographic Explorer a 15 de Outubro, Seabourn Odyssey a 2 de Novembro, Celebrity Solstice a 6 de Dezembro, Azamara Journey a 8 de Dezembro, MSC Magnífica a 14 de Dezembro e Saga Pearl II a 31 de Dezembro, num total de 12 novas escalas. Para 2010 a Administração dos Portos da Madeira regista também a programação das novas escalas dos navios MSC Splendida a 21 de Janeiro, Tui Aqua a 5 de Abril, Celebriyt Equinox a 27 de Abril, Asuka II a 22 de Maio, Ocean Princess a 29 de Maio, Adventure of the Seas a 17 de Outubro e Celebrity Eclipse a 3 de Novembro, num total previsto de 7 estreias