domingo, 30 de novembro de 2008

Navios AIDAbella, MSC Orchestra e Aurora no Porto do Funchal

O MSC Orchestra foi o primeiro a chegar em viagem de Tenerife para Málaga, com passageiros em trânsito e embarques e desembarques no Funchal. Seguiu-se a chegada do AIDAbella que atracou no terminal norte do Porto do Funchal, procedente de Las Palmas e com destino a La Palma. Após a largada do navio da MSC, atracou ao molhe da pontinha o paquete Aurora, da P&O Cruises, em viagem de Southampton para Tenerife.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

CEN expõe no teatro "Navios da Emigração", Recordar é Viver!

Quinta-feira próxima, pelas 18 horas, o CEN inaugura a exposição "Navios da Emigração". Um trabalho integrado e em parceria com a Comissão para os 500 anos da cidade do Funchal. Um retrato dos navios que ao longo do século XX transportaram milhares de emigrantes madeirenses para as Américas, África do Sul, Austrália e Inglaterra. Ao longo de um conjunto de cartazes e de fotografias, os visitantes da exposição percorrem os tempos da emigração por via marítima, desde as viagens para o Brasil, Curacau, Venezuela, América do norte, África do Sul, Austrália e mais recentemente Inglaterra. Uma exposição promovida pelo Clube de Entusiastas de Navios e com o apoio de várias colecções particulares do CEN e de sócios do clube e de outras instituições e empresas. Uma exposição a ver no salão nobre do Teatro Municipal até ao dia 31 de Dezembro.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Aidas com Thomson Celebration

O primeiro e o mais recente Aida estão hoje juntos no Funchal. O AIDAcara, assim rebaptizado, foi o primeiro navio da Aida Cruises, tinha apenas como designação Aida. Juntou-se uma vez mais na Madeira ao mais recente navio da companhia, o AIDAbella, o segundo de um grupo de três, cuja última unidade entra ao serviço no próximo ano e tem escalas semanais no Funchal no Inverno 2009/2010. Primeira escala da época faz hoje o Thomson Celebration, que passa a visitar a Madeira todas as segundas-feiras e com embarques no Funchal.

domingo, 23 de novembro de 2008

Costa Classica, AIDAbella e Seven Seas Navigator na pontinha

Seven Seas Navigator passa noite no Funchal

O navio de cruzeiros da Regent vai uma vez mais utilizar o Porto do Funchal para embarque e desembarque de passageiros em viagens transatlânticas. Esta é uma das mais conceituadas companhias de cruzeiros. O navio passa a noite atracado no molhe da pontinha, conforme imagem da netmadeira obtida desde o ilhéu de Nossa Senhora da Conceição.Esta não é a primeira vez que este e outros navios desta empresa fazem esta operação de embarque e desembarque que a Madeira ficará a ganhar com a construção de uma gare marítima a inaugurar em 2009. Também este sábado esteve no Funchal o paquete Island Escape, em viagem para o Brasil.

sábado, 22 de novembro de 2008

Saga Pearl II na Madeira no fim do ano de 2009 com o Saga Ruby

O novo paquete da Saga, o actual Astoria, visita pela primeira vez a ilha da Madeira na noite do fim do ano de 2009. O Saga Pearl II larga de Ponta Delgada às 15 horas do dia 30 de Dezembro de 2009 rumo ao Funchal onde deve chegar quase ao bater da meia-noite, para atracar no dia seguinte. Depois segue viagem com destino a Casablanca. Curiosamente, dois paquetes da Saga voltam a encontrar-se na Madeira e também na noite do fim do ano. O Saga Ruby larga a 30 de Dezembro, pelas 23 horas, de Tenerife com destino ao Funchal onde deve chegar ao fim da tarde de 31 de Dezembro de 2009, para atracar no dia seguinte. O Saga Ruby parte também depois para Casablanca e Southampton, tal como o mais recente navio da Saga. A escala inaugural na Madeira do Saga Pearl II está incluída no terceiro cruzeiro do Saga Pearl II, numa viagem às Caraíbas, de 32 noites com partida de Southampton a 6 de Dezembro de 2009. A viagem inaugural será ao Mediterrâneo com escala em Lisboa a 17 de Novembro. O segundo cruzeiro ao norte de África não inclui paragens em portos portugueses. De acordo com as previsões no fim do ano de 2009 são esperados 7 paquetes: AIDAluna, Boudicca, Oriana, Queen Victoria, Amadea, Saga Pearl II e Saga Ruby. Para já um número de navios superior ao esperado para a próxima noite de S. Silvestre em que estão previstos apenas 5 paquetes: AIDAbella, Albatros, Balmoral, Oriana e Princess Daphne (pela primeira vez com este nome).

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Bleu de France ao largo da Madeira

O navio de cruzeiros Bleu de France, da Croisières de France, está em viagem transatlântica da Europa para as Caraíbas, onde vai operar nos próximos meses, passando esta tarde a sul da ilha da Madeira. Atracados no molhe da pontinha os navios de cruzeiro MSC Lirica e Island Star. Curiosa foi a partida do MSC Lirica que depois de desembarcar piloto apontou ao Garajau, suou alguns apitos e depois fez rumo a Barbados, Caraíbas. Fotografia obtida por Sérgio Ferreira.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Discovery em viagem de Lisboa para Cabo Verde


Foi um dos populares navios das filmagens da série televisiva norte americana o Barco do Amor, que tantos cruzeiristas acabou por fazer. No entanto, o ex-Island Princess, nunca esteve na Madeira ao serviço da Princess Cruises. Passou por Lisboa mas nunca veio ao Funchal. Apenas ao serviço da Voyages of Discovery é que tem visitado a ilha, normalmente em viagens transatlânticas, como esta, rumo à América do Sul onde vai operar nos próximos meses. Hoje, atracado na pontinha, fez-me recordar a primeira escala no Funchal do seu irmão gémeo, o ex-Pacific Princess, actual Pacific, na época, o principal protagonista da série o Barco do Amor e que em Maio de 1985 fez a sua primeira visita à Madeira, de Puerto Rico para Lisboa, atracando no mesmo local onde hoje estava o Discovery.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Wind Star ao largo da Madeira para embarque de peças

O navio de cruzeiros à vela Wind Star, da Windstar Cruises, passou hoje pela baía do Funchal onde ao largo procedeu ao embarque de algumas peças mecânicas para o navio. O paquete à vela embandeirado nas Bahamas está em viagem posicional de Lisboa para Barbados. Na passada semana, o navio gémeo Wind Spirit passou também ao largo da Madeira. Entretanto, hoje estiveram no Porto do Funchal os navios de cruzeiro Costa Victoria, Thomson Destiny e AIDAbella(que chegou ontem atracando no terminal norte do porto).

sábado, 15 de novembro de 2008

Pullmantur com cruzeiros semanais à Madeira em 2009 no Sky Wonder

O operador de cruzeiros espanhol Pullmantur Cruises, do Grupo Royal Caribbean, vai operar pela primeira vez em cruzeiros regulares com escala na ilha da Madeira. Os cruzeiros semanais vão ser efectuados pelo navio Sky Wonder que fará escalas no Porto do Funchal aos sábados procedente de Lanzarote com destino a Lisboa. A primeira visita à Madeira está programada para o dia 11 de Abril numa operação que se prolongará até 19 de Setembro. As 24 escalas do navio da Pullmantur vão contribuir para o aumento de escalas em 2009 e também para a quebra de sazonalidade do verão, época em que há menos cruzeiros na Madeira. O navio faz embarques em Lisboa seguindo para Gibraltar, Casablanca, Agadir, Lanzarote e Funchal, onde poderá também embarcar passageiros, aguardando-se confirmação. Depois de alguns cruzeiros de Outono com o Empress à partida de Lisboa, e ainda com embarques em Málaga, que não incluiram escalas no Funchal, a empresa do Grupo Royal Caribbean afirma a sua aposta em Portugal, sabendo que os seus navios têm conquistado os portugueses. Inicialmente a Pullmantur ia posicionar o Sky Wonder na costa oeste dos Estados Unidos para cruzeiros à riviera mexicana. O Sky Wonder foi construído em 1984 (ano do Artemis, ex-Rpyal Princess) para a Sitmar com o nome FairSky integrando quatro anos depois a frota da Princess Cruises e para quem operou até 2001 como Sky Princess. Nesse ano foi transferido para a P&O Australia sendo rebaptizado de Pacific Sky. Em 2006 é vendido à Pullmantur Cruises passando a chamar-se Sky Wonder e operando no Mediterrâneo ocidental e oriental, Brasil e Argentina. A frota da Pullmantur é formada pelos navios Sovereign, Zenith, Sky Wonder, Empress, Oceanic e Ocean Dream.

Momentos das partidas dos navios Prinsendam e Regatta




Prinsendam e Regatta passaram hoje pela Madeira em viagens transatlânticas da Europa para a América. O navio da Holland America Line fez escala no Funchal procedente de Tenerife com destino a Fort Lauderdale, Florida, enquanto o paquete da Oceania visitou a ilha em viagem de Tânger para Hamilton, Bermudas. Ambos os navios largaram do molhe da pontinha quase em simultâneo, com os paquetes a se cruzarem a sul do molhe. Quando tinha percorrido menos de uma milha, o Prinsendam guinou a bombordo em nova aproximação ao Funchal para desembarcar um tripulante doente tranportado na lancha de pilotos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Costa Classica e Marco Polo no Funchal


As novas tecnologias, leia-se as webcams, permitem-nos hoje seguir de perto os navios de cruzeiro que atravessam mares e oceanos atracando e fundeando em portos. Algumas companhias, como a Costa, dão uma informação detalhada com duas câmaras localizadas à proa e à popa, além das coordenadas de localização e rota dos navios, sem quaisquer complexos de segurança sobre onde estão os navios. Vários portos oferecem também várias imagens, quer das próprias autoridades portuárias quer de privados entusiastas dos navios e das movimentações portuárias, que se habituaram a viver e a fazer parte do próprio quotidiano dos portos. Imagens: Netmadeira e câmara da popa do Costa Classica, vendo-se o Marco Polo.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Mais de 12000 passageiros passaram pelo Funchal este fim de semana

Este fim de semana o Porto do Funchal registou um intenso movimento, com mais de 12000 passageiros em trânsito, a bordo dos navios que nos visitaram nestes 2 dias. No sábado o Porto do Funchal recebeu os navios Msc Orchestra, Ocean Village, Cristal Serenity, Astoria no terminal norte e Blue de France fundeou ao largo. No domingo visitaram o Funchal os navios Msc Música, Rotterdam, Saga Rose, e AidaBella atracado no terminal norte. Fotos Nuno Jesus

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

P&O no Funchal, com os navios Arcadia e Aurora


Numa semana com intenso movimento no Porto do Funchal, registou-se hoje a presença de 4 navios de cruzeiro, Aurora, Arcadia, Costa Victoria e Alexander Von Humbolt. Mas o destaque do dia vai sem dúvida para os dois primeiros paquetes, ambos navios da P&O cruises. Esta não é a primeira vez que navios desta companhia se cruzam na Madeira, mas hoje o porto registou um movimento diferente, com a opcção da companhia em fundear o Arcadia, durante a escala do Aurora que vinha das Caraíbas, voltando a atracar o Arcadia pelas 14h logo depois da saída do Aurora. Opcções muito pouco frequentes por parte das companhias, mas sem dúvida interessante para todos os entusiastas de navios. Às 17h30 saiu o Costa Victoria para Málaga, às 18h o Arcadia para Las Palmas, e às 20h Alexander von Humbolt para Tenerife.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Carnival Splendor pela primeira vez na Madeira


Em viagem posicional para as Caraíbas, escalou hoje no Porto do Funchal pela primeira vez, o navio de cruzeiros Carnival Splendor. Depois de ter entrado ao serviço da Carnival em Julho último, num cruzeiro pelo norte da europa, onde operou durante o verão, acabou também por realizar também alguns cruzeiros no Mediterrâneo em Setembro e Outubro. Agora segue-se as Caraíbas com partidas de Fort Lauderdale, Flórida, em cruzeiros de 7 noites, seguindo-se depois Los Angeles, porto onde o navio realizar cruzeiros a partir de 2009 até 2010, não estando previstas escalas na Madeira. Também hoje está atracado no Porto do Funchal o navio inglês Arcadia, da P&O Cruises, que vai pernoitar no Funchal até amanhã. Curioso será o facto do Arcadia sair para o largo às 6h, para dar lugar ao navio Aurora, também da P&O Cruises, e voltar a atracar pelas 13h30, passando assim a tarde atracado e com saída prevista para as 18h.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

4 navios de cruzeiro em inicio de semana movimentada


Depois de termos tido uma segunda-feira com 4 navios de cruzeiro, hoje volta a repetir-se o intenso movimento no Porto do Funchal com mais 4 paquetes. Bem cedo e quase em simultâneo, depois de terem passado muito próximo da costa leste da Madeira quase todos em fila, chegaram os navios Oceana, Ocean Village, AidaVita e AidaCara, este último acabou por atracar no terminal norte. À excepção do AidaCara que neste inverno vai operar à partida de Palma de Maiorca e com escalas programadas no Funchal, o Oceana ,Ocean Village e AidaVita estão todos em viagens transatlânticas para as Caraíbas onde vão operar até Abril de 2009. Esta é já também uma das últimas escalas na Madeira do navio Ocean Village dado que em 2010 este navio vai ser transferido para a P&o Austrália, devido ao encerramento da Ocean Village Cruises. Fotografias: Paulo Rodrigues

Entretanto, ontem estiveram no Funchal outra variada frota de navios de cruzeiro: Artemis, AIDAbella (que tinha chegado no dia anterior), Black Prince e Club Med 2.Fotografia: Nuno Jesus

domingo, 2 de novembro de 2008

AidaBella, escala habitual aos Domingos


Em viagem de Las Palmas, onde inicou este cruzeiro de 7 dias, chegou pelas 14h15 ao Porto do Funchal o navio AIDABELLA, com 2000 passageiros em trânsito. O navio vai pernoitar no Funchal, como já é hábito, e tem saida prevista para amanhã às 17h, num dia em que estão mais 3 navios de cruzeiro, Artemis, Club Med 2 e Black Prince, sendo que os dois primeiros estão em viagens posicionais para Caraíbas.

sábado, 1 de novembro de 2008

Costa Classica e Zuiderdam abrem movimentado mês com 54 escalas

Os navios de cruzeiro Costa Classica, da Costa e Zuiderdam, da Holland America, são os dois primeiros paquetes da extensa lista de 54 cruzeiros esperados no Porto do Funchal no mês de Novembro. O Costa Classica faz mais uma escala em viagem de Tenerife para Málaga, enquanto o Zuiderdam passa pela Madeira em viagem transatlântica de Cádis para Half Moon Cays, uma das ilhas privadas da Holland America.Imagens: Webcam do Costa Classica com o Zuiderdam pela proa; Zuiderdam na primeira escala no Funchal e imagem da netmadeira desde o Molhe.