terça-feira, 29 de julho de 2008

Oceana pernoita na Madeira

Em viagem de cruzeiro de Southampton para la Palma, o navio Oceana, da P&O Cruises, está hoje no Funchal de onde parte amanhã à tarde, pernoitando assim na Madeira. Imagem: MADEIRAWEB

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Costa Europa no Funchal. Navio italiano fará cruzeiros pela costa oriental de África

O navio de cruzeiros italiano Costa Europa, da Costa, está hoje no Funchal em mais um cruzeiro pelo Mediterrâneo ocidental, Marrocos, Canárias e Madeira. O ex-Westerdam, ex-Homeric, de 1986, vai estar baseado no Mediterrâneo e ilhas atlânticas até Novembro, antes de ser baseado em Port Louis, Maurícias, onde vai efectuar cruzeiros pelas Seychelles, Madagáscar, Kenya e ilha da Reunião, regressando a Savona em Abril de 2009. O Costa Europa foi construído nos estaleiros alemães MeyerWerft para a Home Lines, com o nome Homeric, com o qual navegou até 1988, quando foi comprado pela Holland America Line. Rebaptizado Westerdam foi alongado em entre Outubro de 1989 e Março de 1990 , com a introdução de um secção pré-fabricada com a extensão de 39,6 metros. No ano 2002 foi transferido da Holland America para a Costa, para quem opera com a bandeira italiana, sendo hoje um frequentador regular da ilha da Madeira. Imagens: postais oficiais das companhias Costa e Home Lines

Galaxy vai chamar-se TUI Aqua

O primeiro navio da TUI Cruises, joint-venture entre os grupos Royal Caribbean e TUI, vai chamar-se TUI Aqua. O actual paquete da Celebrity, entra ao serviço na Primavera de 2009 depois de remodelações que incluem a colocação de varandas em vários camarotes, a exemplo do sucedido com o Century, o primeiro navio desta classe que inclui ainda o Mercury. Vocacionado para o mercado alemão, o ainda Galaxy apenas deverá regressar à Madeira já com o novo nome e com data a anunciar.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Cruzeiros para não fumadores

Os navios da P&O Cruises Oceana, Ventura e Artemis, frequentadores assíduos do Porto do Funchal foram escolhidos para serem paquetes de cruzeiro onde fumar no interior é totalmente proibido. No entanto, há zonas nos decks dedicadas aos fumadores e os passageiros com camarote com varanda também podem fumar.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

MSC Splendida lançado à água e MSC Fantasia faz primeiros testes de mar

Os maiores navios da empresa italo-suiça MSC Cruises lançou ontem ao mar o MSC Splendida, gémeo do MSC Fantasia que iniciou ontem os testes de mar, nos estaleiros AKER de França. Com 135.000 toneladas de arqueação bruta, estes navios vão ter 1.637 camarotes. O MSC Fantasia tem entrega prevista para Dezembro deste ano, enquanto o MSC Splendida entra ao serviço no verão de 2009. Infelizmente, tal como já aqui escrevemos, o MSC Fantasia escala Lisboa no fim do ano e não a Madeira, ao contrário de anos recentes em que os paquetes da MSC faziam parte do cenário da famosa noite de S. Silvestre na baía do Funchal. A actriz italiana Sophia Loren será a madrinha do navio, a exemplo de outras unidades da MSC. Repetindo experiências de sucesso em navios como o Costa Concordia e Costa Serena e recentemente no Carnival Splendor, o novo MSC Fantasia terá uma significativa área de SPA, com sala talassoterapia, zona termal, sala de fitness entre outros espaços dedicados ao tratamento e saúde dos seus passageiros. Num espaço suspenso sobre o mar funcionará ainda um grande bar exclusivamente com sumos naturais de fruta.Yesterday, AKER Yards France has launched the MSC Splendida and started sea trials for the MSC Fantasia. MSC Fantasia will delivered and the end of the year, but she will not call Madeira during the New Year eve as Cruzeiros na Madeira wrote.Fotografias: AkerYards, MSC Cruises e revista LeMagazine

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Novo AIDAblu em 2010

A empresa alemã AIDA, do Grupo americano Carnival, vai recuperar o nome AIDAblu utilizando-o num novo navio a ser entregue em 2010, o primeiro de uma nova classe de paquetes a serem construídos pelos estaleiros alemães Meyer Werft. Navios de 71.000 toneladas de arqueação bruta e capacidade para 2174 passageiros. Segue-se em 2011 e 2012 a entrega de outros dois navios gémeos. O primeiro AIDAblu é hoje o Ocean Village Two, que navegou originalmente com o nome Crown Princess e depois ArosaBlu. The first cruise ship of AIDA of a new class will be named AIDAblu, backing the name of the ex-Crown Princess, ex-A´Rosa Blu, today Ocean Village Two. The ship will delivered in 2010 by the german builders Meyer Werft and will be the first of 3 twin ships with 71.000 gross tonnage and capacity for 2174 passengers.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Última visita ao serviço da Phoenix Reisen Maxim Gorkiy last call as Phoenix ship

Maxim Gorkiy atracado no Funchal, pela última vez com as cores da Phoenix Reisen. The ex-URSS cruise ship docked at Funchal harbour for the last time with the Phoenix Reisen colors.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Maxim faz amanhã escala 101

O navio de cruzeiros Maxim Gorkiy faz amanhã a centésima primeira escala no Porto do Funchal, a última ao serviço da Phoenix Reisen que opera o navio há já longos anos. Um frequentador regular da Madeira, desde que foi construído em 1969 com o nome Hamburg, com o qual fez 13 escalas no Funchal. Rebaptizado Hanseatic, fez apenas uma passagem pela Madeira com esta designação. Em 1974, é vendido à Blasco, Black Sea Shipping Company, passando a chamar-se Maksim Gorkiy, atracando ao molhe da pontinha por 48 vezes. O ex-paquete almirante da frota da URSS termina o fretamento pela Sovcomflot à Phoenix Reisen a 30 de Novembro de 2008. Entretanto, o navio deverá integrar a frota da renovada Orient Lines que deixou de operar o Marco Polo tendo sido vendida pela NCL a uma recém criada companhia americana que pretende operar navios clássicos.

domingo, 20 de julho de 2008

Ferry da Armas com recorde de passageiros

O ferry espanhol Volcan de Tijarafe, da Naviera Armas, movimentou este sábado, 19 de Julho, o maior número de passageiros após ter entrado ao serviço na linha Canárias-Madeira-Portimão. Embarcaram no Funchal 450 passageiros, desembarcaram 575 e em trânsito estavam 50 passageiros. Embarcaram ainda no ferry 147viaturas. Um movimento que reflecte o interesse desta jovem carreira marítima, a primeira ferry entre a Madeira e Portugal Continental, e de todo o interesse e utilidade para ilhéus e continentais e cujos primeiros números de passageiros devem constituir um peso na massa crítica para a continuidade desta carreira.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Athena substitui Funchal na Austrália

Ao contrário do que estava programado, os navios de cruzeiro Funchal e Princess Daphne não vão efectuar a próxima temporada na Austrália, sendo substituidos por um único navio, o Athena. Segundo a Classic International Cruises, de Sydney, o Athena vai estar baseado em Fremantle e Adelaide fazendo os 16 cruzeiros que estavam previstos para o paquete Funchal. A escalada do preço do petróleo está na origem desta decisão. Já os sete cruzeiros previstos para o Princess Daphne com partida de Sydney foram cancelados mas em alternativa a companhia permite oferece o transporte aéreo até Perth sem custos adicionais, permitindo o embarque no Athena por duração semelhante ao cruzeiro no Princess Daphne. Entretanto, no Natal e Fim do Ano a Vision Cruceros, de Espanha, que operou o Athena, vai fretar o Princess Danae, com escala no Funchal a 31 de Dezembro. Fotografia de Paulo Rodrigues com o Athena com as cores da Vision Cruceros.

Navios de cruzeiro transferidos de grandes para pequenas empresas

Os Grupos Carnival e Royal Caribbean prosseguem as transferências dos seus navios mais antigos para jovens empresas participadas ou adquiridas a 100 por cento. Depois do anúncio da passagem no próximo ano do Galaxy, da Celebrity, para a TUI Cruises (joint-venture entre o Grupo Royal Caribbean e o operador TUI), a Iberojet revelou à imprensa que vai receber da Carnival Cruise Lines o Holiday que passará a chamar-se Grand Holiday. Este navio junta-se ao Grand Celebration transferido este ano para esta empresa espanhola participada pelo Grupo Carnival depois da Royal Caribbean ter adquirido a Pullmantur. Fotografia do Grand Celebration obtida em Livorno por Tomé Pisa, director hoteleiro do navio Carnival Freedom.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Maxim Gorky próximo da Orient Lines

Com o fim do fretamento pela Sovcomflot à Phoenix Reisen em Novembro deste ano, o Maxim Gorky pode vir a ter o futuro garantido com a Orient Lines. A empresa alemã optou por terminar o contrato de fretamento evocando custos elevados de operação devido ao consumo de combustível. Entretanto, com o ressurgimento da Orient Lines, adquirida pela empresa americana Origin Cruise Group de Wayne Heller à NCL, a mesma deverá estar interessada na aquisição do Maxim Gorky cujo futuro era até agora incerto. A Orient Lines estará em negociações para a compra de um navio com capacidade entre os 600 e os 800 passageiros e com "carácter de paquete" pelo que tudo indica que a opção recaia no Maxim Gorkiy. O ex-Hanseatic, ex-Hamburg, de 1969, passa pela Madeira no próximo dia 22 de Julho sendo a última escala no Funchal ao serviço da Phoenix Reisen. No entanto, o Maxim Gorky deverá voltar à Região com as cores da Orient Lines, que parecia estar inactiva com o fim, em Junho último, da operação com o Marco Polo, agora do armador Global Cruise Lines e operado pela Transocean Tours. Marco Polo que manteve o nome e com escala programada para o Funchal para o dia 31 de Outubro deste ano.

domingo, 13 de julho de 2008

Astoria comprado pela Saga

Quest for Adventure é o futuro nome do Astoria, comprado pela Saga ao Club Cruise que manterá o navio fretado à Transocean Tours até Abril de 2009. O primeiro Astor , de 1981, vai juntar-se ao Spirit of Adventure na empresa parceira da Saga destinada a passageiros com mais de 21 anos de idade, enquanto os navios Saga Rose e Saga Ruby estão vocacionados para passageiros com idades superiores aos 50 anos.
Antes de entrar ao serviço da Saga, em Julho do próximo ano, o Quest for Adventure será remodelado sendo a sua capacidade reduzida para 450 passageiros.

Carnival Splendor pelo norte da Europa

O navio de cruzeiros Carnival Splendor, da Carnival Cruise Line, parte hoje em viagem inaugural às capitais do báltico, num cruzeiro de 12 dias com partida de Dover e escalas em Copenhaga, Dinamarca, Warnemunde, Alemanha, Helsínquia, Finlândia, S.Petersburgo, Rússia, Talinin, Estónia e Amsterdão, Holanda. Este é o primeiro cruzeiro oficial do navio-almirante da Carnival que largou pela primeira vez com passageiros convidados a 30 de Junho, numa viagem de 2 noites desde Génova. Deste porto italiano seguiu para Dover com escala em Lisboa. De Inglaterra fez também um cruzeiro de apresentação com passagem por Amsterdão, depois da cerimónia de baptismo em Dover, inédita, que contou com a prestação de uma equipa de mergulhadores da Marinha Real Britânica e cuja madrinha foi a artista Myleene Klass. O Carnival Splendor vai estar baseado em Dover até 11 de Setembro, data em que faz rumo ao Mediterrâneo para alguns cruzeiros antes da viagem transatlântica com destino à Florida e com passagem na Madeira a 5 de Novembro. Por: Luís Filipe Jardim e Paulo Rodrigues, a bordo do Carnival Splendor.

Celebrity Solstice estreia em Dezembro 2009

O novo paquete da Celebrity Cruises, em fase final de construção nos estaleiros alemães Meyer Werft, visita pela primeira vez a Madeira a 6 de Dezembro do próximo ano, durante o cruzeiro posicional da Europa para a América. O Celebrity Solstice é o primeiro de uma nova classe de navios tendo entrada ao serviço prevista para Novembro deste ano, nas Caraíbas, baseado em Fort Lauderdale. Ponta Delgada será o primeiro porto português a receber a visita do navio-almirante da Celebrity, a 25 de Abril, num cruzeiro transatlântico da Florida para Lisboa.Fotografias: Celebrity e Nautical Cities

quinta-feira, 10 de julho de 2008

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ventura no Funchal - o primeiro de Julho Ventura today at Madeira island

O navio de cruzeiros inglês Ventura, da P&O Cruises, está na Madeira em viagem de cruzeiro da Corunha para La Palma. Uma viagem iniciada no porto inglês de Southampton, onde os paquetes da P&O estão baseados. Este é o primeiro navio de cruzeiros a visitar a Madeira durante o mês de Julho, numa época baixa para o turismo de cruzeiros na região, uma vez que a maioria dos navios estão posicionados no norte da Europa e Mediterrâneo.

domingo, 6 de julho de 2008

MSC Fantasia troca Funchal por Lisboa na passagem do ano 2008 / 2009

O novo paquete de cruzeiros italiano MSC Fantasia, o primeiro de uma nova classe, escala o Porto de Lisboa durante o segundo cruzeiro, passando a noite de S. Silvestre no Tejo. Ao contrário de outros anos recentes, nenhum navio da MSC vai estar no fim do ano madeirense, para pena desta região de turismo. A primeira escala no Funchal está programada para o dia 9 de Janeiro em viagem de Gibraltar para Tenerife, no decorrer do terceiro cruzeiro do MSC Fantasia. O navio-almirante da MSC Cruises parte de Génoava em viagem inaugural a 20 de Dezembro num cruzeiro ao Mediterrâneo oriental. O MSC Fantasia de 133.000 toneladas de arqueação bruta está em fase final de construção nos estaleiros Aker Yards, de St. Nazaire, tedo capacidade para aproximadamente 4000 passageiros distribuidos pelos 1637 camarotes. MSC Fantasia will be christened at Naples on December 18 before the maiden voyage, an eight-night Christmas cruise from Genoa, calling Rhodes, Alexandria, Taormina and back to Naples before returning to Genoa, where the ship will be based during the summer. The second cruise will be an eight-night New Year's voyage with welcome in 2009 in Lisbon and not Madeira island. In January and February MSC Fantasia will sail to the Madeira and Canary Islands with the maiden call at Funchal January 9. MSC Fantasia with 133,500 tons will be the first of a new class ship and she will carry about 4.000 passengers acomodated in 1,637 cabins.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Primeira viagem do Carnival Splendor Maiden voyage of Carnival Splendor


O Carnival Splendor está a efectuar a primeira viagem de cruzeiro, iniciada em Génova, porto italiano onde embarcamos para um cruzeiro pré-inaugural de 2 noites. Uma curta viagem mas com um momento inédito para os cerca de 3000 convidados da Carnival. O fundeamento em Lerici, no Golfo de La Spezia, terra natal do capitão da marinha mercante, Giorgio Pagano, o comandante do Carnival Splendor. O navio da Carnival Cruise Line chegou ao porto de Génova pelas 13 horas de 30 de Junho, vindo directamente dos estaleiros Fincantieri, de Sestri Ponente, Génova. Decorria ainda o check-in numa das históricas estações marítimas de Génova. Todos a bordo e o navio-almirante da Carnival parte pelas 17:30 para esta viagem de apresentação, num cruzeiro pela riviera italiana. Segundo dia de viagem e próximo a La Spezia embarca o piloto local para proceder à manobra de fundeamento. É que um dia, o comandante Pagano prometeu ao pai que iria ser comandante de um navio que o levaria até à cidade onde nasceu e onde apitaria. 1 de Julho de 2008 e a promessa foi cumprida com o testemunho dos 3000 convidados deste cruzeiro e dos habitantes da pequena vila de Lerici. Algumas dezenas de embarcações aproximaram-se ao Carnival Splendor brindando esta primeira e inédita escala com um verdadeiro concerto de apitos e de ovações ao comandante Pagano que recebeu no seu navio o presidente da Câmara local. Dos altifalantes do navio ouvia-se o emocionado comandante descrevendo a casa junto à riviera onde cresceu. Em terra lançavam-se foguetes. No tombadilho dos salva-vidas o comandante agradece este momento apoteótico oferecido pelos seus conterrâneos. Embandeirado em arco, o Carnival Splendor permaneceu fundeado das 14 ás 16 horas, regressando depois a Génova, agora a maior velocidade. A bordo, os passageiros convidados gozavam os espaços e a animação do navio, em especial durante a noite com todos os bares com música ao vivo. Momentos que os primeiros 3000 passageiros do Carnival Splendor vão recordar-se, nomeadamente, o fundeamento inesperado na terra natal do comandante Pagano. De volta a Génova, o navio-almirante da Carnival partiu a 2 de Julho em cruzeiro posicional rumo a Dover, com escalas no Mónaco, Barcelona, Lisboa e Havre. Dover será o porto base do Carnival Splendor para cruzeiros a preços competitivos às capitais do Báltico. Depois o navio volta ao Mediterrâneo e em Novembro escala o porto do Funchal na viagem transatlântica rumo à Florida onde vai ficar baseado. Por: Luís Filipe Jardim e Paulo Rodrigues, a bordo do Carnival Splendor.